Atividades de Língua Portuguesa 7o ano

Bom dia,estudantes da EMAT!!!

Desejamos que você e sua família estejam com saúde e paz.

Segue abaixo as atividades de Língua Portuguesa para o 7° ano -Professora Ana Paula Sanches.

Turmas 7° A,7°B,7°C e 7°D

Você  deverá fazer a atividade no caderno de atividades sobre o qual falamos na postagem "DICAS DE ESTUDO"

Link https:atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


 

 

 

 

 ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA - 3º CICLO 2020

    

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Turmas/ano: 7º ano

Prof ª.: Ana Paula Sanches Ferreira

Tempo estimado para a realização da atividade: 5 horas

Capacidade/habilidade trabalhada: EF67LP28; EF69LP53; EF69LP44; EF07LP03; EF67LP34; EF67LP35.

 

 

Prezado aluno, antes de ler os textos, assista aos vídeos abaixo:

 

CANAL FUTURA. O gênero crônica – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ztYQluDOecc>. Acessado em: 30/09/2020

 

BRASIL ESCOLA. Notícia.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Cw3VZUnCA4E> . Acessado em: 30/09/2020

 

 

 ATIVIDADE 1 – Extraído do Projeto Redigir UFMG

Crônicas e notícias – cotidiano

A casa das ilusões perdidas - Moacyr Scliar

Polícia investiga troca de bebê por casa.

Cotidiano, 10 jun. 99

 

           Quando ela anunciou que estava grávida, a primeira reação dele foi de desagrado, logo seguida de franca irritação. Que coisa, disse, você não podia tomar cuidado, engravidar logo agora que estou desempregado, numa pior, você não tem cabeça mesmo, não sei o que vi em você, já deveria ter trocado de mulher havia muito tempo. Ela, naturalmente, chorou, chorou muito. Disse que ele tinha razão, que aquilo fora uma irresponsabilidade, mas mesmo assim queria ter o filho. Sempre sonhara com isso, com a maternidade – e agora que o sonho estava prestes a se realizar, não deixaria que ele se desfizesse.

           - Por favor, suplicou. – Eu faço tudo que você quiser, eu dou um jeito de arranjar trabalho, eu sustento o nenê, mas, por favor, me deixe ser mãe.

           Ele disse que ia pensar. Ao fim de três dias daria a resposta. E sumiu.

           Voltou, não ao cabo de três dias, mas de três meses. Àquela altura ela já estava com uma barriga avançada que tornava impossível o aborto; ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo – estava certa de que ele vinha com a mensagem que tanto esperava, você pode ter o nenê, eu ajudo você a criá-lo.

           Estava errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança; mas não para ficar com ela. Já tinha feito o negócio: trocariam o recém-nascido por uma casa. A casa que não tinham e que agora seria o lar deles, o lar onde – agora ele prometia – ficariam para sempre.

           Ela ficou desesperada. De novo caiu em prantos, de novo implorou. Ele se mostrou irredutível. E ela, como sempre, cedeu.

           Entregue a criança, foram visitar a casa. Era uma modesta construção num bairro popular. Mas era o lar prometido e ela ficou extasiada. Ali mesmo, contudo, fez uma declaração.

           - Nós vamos encher esta casa de crianças. Quatro ou cinco, no mínimo.

           Ele não disse nada, mas ficou pensando. Quatro ou cinco casas, aquilo era um bom começo.

(Folha de S. Paulo, 14/6/99.)

 

Após ler o texto, respondas as seguintes perguntas:

1)     Quem são os personagens dessa história? 

2)     Qual a relação existente entre eles?

3)     O autor se refere aos personagens de forma precisa? Como ele se refere a eles?

4)     Qual a possível intenção de Moacyr Scliar ao não nomear os personagens dessa história?

5)     Esse é um tipo de texto mais objetivo, direto ou mais subjetivo? Justifique sua resposta.

Uma vez respondidas as perguntas acima, veja a seguinte informação:

“Moacyr Scliar publica, semanalmente, uma crônica no caderno Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo. Intencionalmente, suas crônicas são sempre criadas a partir de uma notícia da semana.”

Sendo assim, responda a próxima pergunta:

6)     Como você imagina serem a manchete e a notícia a partir da qual Scliar criou a crônica “A casa das ilusões perdidas”? Você é um jornalista da Folha e precisa redigir essa notícia. Crie a manchete e a notícia.

 

 

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ATIVIDADE 2 – Extraída do Projeto Redigir UFMG

Veja agora a notícia a partir da qual Scliar criou a crônica:

“Criança trocada por casa é apresentada no PR:

       Um dos quatro bebês trocados pelos pais por material de construção, cestas básicas e até uma casa foi apresentado ontem pela manhã na sede do Sicride (Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas) da Segurança Pública do Paraná.

       A criança estava em Curitiba com o engenheiro Antônio Ricardo Siqueira, 39, e a comerciante Luiza Helena Pereira, 39, havia cerca de um mês.

       O menino continuará com o casal, que foi indiciado em inquérito policial, até decisão final da Justiça. O casal foi indiciado sob acusação de venda ou troca de crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

       A mãe da criança, a desempregada Maria do Nascimento, deverá ser indiciada em inquérito policial no início da próxima semana, segundo o delegado Harry Herbert, que cuida do caso.

       Ela teria entregue o filho em abril à curitibana Jurema Frumento, que teria intermediado a troca da criança por uma casa.

       Jurema, que também foi indiciada, nega ter recebido qualquer quantia pela entrega. Ela afirma ter apenas ajudado a amiga, que é mãe solteira e não tem dinheiro.

[...] ”        

                                                                     (Folha de S. Paulo, 12/6/99)

 

1)     Quais as principais diferenças entre o título da crônica e o da notícia?

2)     Quais as principais diferenças entre a crônica e a notícia?

3)     Identifique, na notícia, frases e/ou expressões que marcam a objetividade (típica desse gênero jornalístico). Depois, identifique, na crônica, frases e/ou expressões que marcam a subjetividade.

 

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 ATIVIDADE 03 - PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS: Parte teórica

Obs. Antes de responder o exercício, assista ao vídeo abaixo. É só clicar no link:

CANAL FUTURA.    Formação de palavras: composição e derivação – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ztYQluDOecc>. Acessado em: 30/09/2020

 

Agora, leia este conteúdo:

A língua portuguesa dispõe de diferentes processos de combinação de morfemas (menor unidade da palavra) para formar novas palavras. Para compreender esses processos precisamos retomar alguns conceitos:

Palavras primitivas: são aquelas que não derivam de outras palavras. Exemplos: dia, casa, flor

Palavras derivadas: são aquelas que derivam de outras palavras. Exemplos: diário (de dia), casarão (de casa), floreira (de flor)

Os principais processos de formação de palavras são a derivação e a composição.

Derivação 

Consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir de palavras já existentes na língua (primitivas). Há diferentes tipos de derivação:

- Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.
Exemplos:

 

infiel =

inf   +

Fiel

Desleal =

des +

leal

 

Prefixo

Radical

 

Prefixo

Radical

 

- Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.
Exemplos:

Felizmente =

feliz +

mente

Espaçosa=

espaç +

osa

 

Radical

Sufixo

 

Radical

Sufixo

 

- Parassintética (ou por parassíntese) - ocorre quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.
Exemplos:

Entardecer =

en +

tard +

ecer

Empalidecer=

Em +

palid+

ecer

 

Prefixo

Radical

Sufixo

 

Prefixo

Radical

Sufixo

 

Atenção:

Para que haja a derivação parassintética é necessário o acréscimo simultâneo do prefixo e do sufixo ao radical. Para comprovar se ocorreu a parassíntese, basta retirar o prefixo ou o sufixo e verificar se a forma que sobrou constitui uma palavra existente na língua. Se a forma que sobrou não tiver sentido, a palavra foi formada por derivação parassintética.

Exemplo:
(en)tristecer: tristecer - palavra inexistente na língua

entrist(ecer)
entrist - palavra inexistente na língua

Portanto a palavra entristecer foi formada por derivação parassintética. Caso a forma que sobrou da eliminação do prefixo ou do sufixo seja uma palavra existente na língua, terá sido formada por derivação prefixal e sufixal.

Exemplo:
(in)felizmente: felizmente - palavra existente na língua
infeliz(mente): infeliz - palavra existente na língua

Portanto a palavra infelizmente foi formada por derivação prefixal e sufixal, ou seja, acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo.

- Regressiva - ocorre quando a palavra nova é formada pela redução da palavra primitiva. Esse tipo de derivação forma principalmente substantivos a partir de verbos.

 

Palavra primitiva

Palavra derivada por derivação regressiva

chorar

choro

combater

combate

criticar

crítica

castigar

castigo

- Imprópria (ou conversão) - ocorre quando há mudança da classe gramatical de uma palavra primitiva sem alterar sua forma.

Exemplo: O jantar estava ótimo. (A palavra jantar é um verbo, mas na frase funciona como substantivo). Ninguém entendeu um o porquê da discussão. (A palavra porque é uma conjunção, mas na frase funciona como substantivo).

Composição

Ocorre quando a palavra é formada pela união de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer por justaposição ou por aglutinação.

Justaposição - ocorre quando não há alteração dos radicais que se unem. Exemplo: passatempo, pé-de-moleque, couve-flor, pontapé

Aglutinação - ocorre quando há alteração em pelo menos um dos radicais que se unem.

Exemplo:

Planalto (plano + alto)

Embora (em + boa + hora)

Aguardente (água + ardente)

Fonte:  SBROGIO, Patrícia Cordeiro.  Formação de palavras - Derivação, composição e seus tipos. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/formacao-de-palavras-derivacao-composicao-e-seus-tipos.htm> Acessado em: 18 setembro de 2020

 

EXERCÍCIOS  

 

1) Analise as palavras abaixo, após grife os prefixos e circule os sufixos:

Cheiroso

Gostoso

Civilizar

Subchefe

Garotinha

Jornaleiro

Injustiça

Dentista

Amoroso

Incolor

Sufixo

Laranjeira

Saboroso

Incapaz

Prefixo

Tristonho

Decompor

Livreiro

Inconformar

Ilegal

Recompor

Livraria

Felizmente

Infeliz

 

2) Forme vocábulos derivados acrescentando os prefixos: in-, des-, re-, pre- , ad- , ante-, bis-, pro-

Exemplo: Existente – Inexistente 

Fixo –

Ter –

Braço –

Ontem –

Junto –

Armado –

Igual –

Competente –

Aparecer –  

Ver –

Justiça –

Neto –

Confiança –

Mover –

Bater –

 

3) Escreva palavras que são formadas com os sufixos: -mento, -ismo, -onho, -ada, -ez(a), -ário, -ária, -eiro, -dão, -ista.

Ex.: -mento = Casamento

 

4) Acrescente sufixos ou prefixos nas palavras abaixo:

Ferro                                         bomba                                     chave 

Rico                                           escola                                       sala 

Chuva                                       fogo                                          luta 

Pedra                                         tinta                                         manobra 

Flor                                            fazenda                                    rico 

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 [AP1]


Comentários

Unknown disse…
atividades bem legais eu sou o yago

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