Atividades de Ciências _ 7° ano

 Bom dia,estudantes da EMAT!!!

Segue abaixo as atividades de Ciências  para o 7° ano -Professora Adriana Costa 

Turmas 7° A,7°B,7°C e 7°D

Você  deverá fazer a atividade no caderno de atividades sobre o qual falamos na postagem "DICAS DE ESTUDO"

Link https:atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html

 

 

 

 

 ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA - 3º CICLO 2020

    

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

Turmas/ano: 7° ano

Prof.(a): Adriana Costa da Silva Chelotti

Tempo estimado para a realização da atividade: 3 horas.

Capacidade/habilidade trabalhada: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

         

 

Caros alunos, sejam bem vindos as aulas específicas de Ciências. Nas próximas aulas vamos tratar assuntos específicos do 7°ano, muitos dos assuntos já estudados como Pandemia, Vacina e Biodiversidade já eram  assuntos previstos em nosso planejamento anual. Espero que vocês tenham observado a imensa biodiversidade brasileira em nossos biomas. Agora vamos entender como os cientistas fazem para dividir todos os seres vivos em grupos, afinal isso é classificar.

Classificação dos Seres Vivos

A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.

É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.

Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.

As Categorias Taxonômicas

No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças.

A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis.

Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidas em filos e por fim temos os reinos.

Os reinos são, portanto, a última categoria na hierarquia e se subdividem até chegar à espécie, categoria mais básica. Então, temos:

Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie

 

Como se Classificam as Espécies?

 

Um animal pode ser conhecido por diversos nomes em regiões diferentes, entretanto, para facilitar a identificação dos animais, a nomenclatura científica é adotada internacionalmente.

Lineu desenvolveu em 1735 a nomenclatura binomial, composta por dois nomes, cujo primeiro é escrito em letra maiúscula e define o gênero, e o segundo tem letra minúscula e define a espécie.

Os nomes científicos devem ser escritos em latim e destacados em itálico ou grifados.

Assim, por exemplo, o nome científico do cão é Canis familiarisO nome Canis também pode ser usado sozinho, indicando somente o gênero, sendo, portanto, comum aos animais que tenham relação de parentesco, nesse caso podendo ser o cão ou o lobo (Canis lupus) ou outro do gênero.

 

Veja no vídeo abaixo como são feitas as classificações dos seres vivos e como se escreve o nome das espécies.

 

 

 

 

https://youtu.be/8FUc-SiqfEM 



Os Reinos dos Seres Vivos e as Relações Filogenéticas



Classificação dos Seres Vivos nos Cinco Reinos.

As Primeiras Classificações: Aristóteles e Lineu

Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a classificar os seres vivos. Ele dividiu-os em dois grupos: animais e plantas, que teriam subgrupos organizados de acordo com o ambiente em que viviam, sendo caracterizados como aéreos, terrestres ou aquáticos.

Mais tarde, vários cientistas criaram sistemas, baseados no que Aristóteles havia feito.

O naturalista sueco Carl von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas. Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.

 

Sistemática

 

A Sistemática é uma área da Biologia que estuda a biodiversidade através de um sistema sintético de classificação, chamado taxonomia. Ele utiliza hierarquias para agrupar os organismos formando grupos e subgrupos.

 

Os objetivos da sistemática são:

·        Conhecer melhor os seres vivos e, para tal, são agrupados em categorias taxonômicas ou táxons. Já foram identificadas mais de 1,5 milhão de espécies e acredita-se que ainda haja muitas desconhecidas;

·        Usar a taxonomia para identificar, descrever, nomear e catalogar as espécies;

·        Identificar os processos determinantes da biodiversidade ou diversidade biológica;

·        Investigar as relações de parentesco evolutivo entre as espécies atuais e seus antepassados, usando conhecimentos de outras áreas da biologia como genética e biologia molecular.

 

Surgimento dos Reinos

Em 1866, o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919) sugeriu que fossem criados os reinos Protista e Monera, além dos reinos já existentes: Animal e Vegetal.

Em 1969, o biólogo R.H. Whittaker propôs a divisão dos vegetais em outro grupo, dos Fungos, criando portanto os cinco reinos: ProtistaMoneraFungiPlantae e Animalia.

Relações Filogenéticas

O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), contribuiu com o desenvolvimento da classificação dos seres vivos através da sua teoria evolutiva e da noção de ancestral comum que originou as espécies atuais.

Ele criou "genealogias de seres vivos", diagramas representando as relações de parentesco evolutivo entre as espécies, que hoje são chamadas de árvores filogenéticas.

Já que citamos Darwin é bom falarmos também de outro cientista que colaborou imensamente para o entendimento da Evolução dos Seres Vivos.

Lamarck

Jean Baptiste Lamarck começou a estudar botânica e medicina em 1763 e logo se tornou um expert no assunto. Logo depois de lançar um livro sobre as plantas da França, ele foi indicado para ser professor de invertebrados do Museu Nacional de História Natural.

Assim que recebeu a indicação, Lamarck não possuía conhecimentos no assunto. Com muito trabalho duro e estudo, ele se destacou no novo campo!

Aliás, ele não só se destacou, como foi o primeiro pesquisador a separar o filo dos artrópodes em crustáceos, aracnídeos, anelídeos e insetos, que antes eram agrupados todos juntos.Lamarck defendia a Lei do Uso e Desuso (ou Primeira Lei). Nela, as partes do corpo que não estivessem sendo usadas, desapareceriam gradualmente. Um exemplo? O apêndice humano.

Na Teoria dos Caracteres Adquiridos, Lamarck dizia que se um organismo tivesse a vontade ou a necessidade de mudar ao longo da vida, e mudasse para se adaptar ao ambiente, essas mudanças seriam transmitidas para a sua prole.

Quem foi Darwin?

Antes de se tornar o evolucionista mais conhecido no mundo, Charles Darwin cursou medicina (ainda que não tenha concluído a graduação). Sem uma ocupação fixa, aos 22 anos, em 1831, Darwin ingressou em uma viagem a bordo do navio Beagle, como naturalista (apesar de não ter qualificação comprovada para isso).

Ao longo de 5 anos ele coletou rochas, fósseis e animais sempre que o navio fazia paradas. Seu material era enviado para a Inglaterra e, paralelamente às coletas realizados, Darwin escreveu um diário.

Darwin voltou da sua viagem tendo a certeza de que as espécies poderiam sofrer mudanças ao longo da vida. Após ler um livro de Thomas Malthus, onde o autor falava que as populações crescem geometricamente até que sejam impedidas, o seu interesse nesse assunto tornou-se ainda maior.

O Darwinismo

Para Darwin, as mudanças de um indivíduo ao longo da vida não tinham relação com os seus desejos e vontades. Ele considerava que organismos de uma mesma espécie poderiam ser diferentes e que essas variações os ajudariam a sobreviver no ambiente em que vivem.

Se tomarmos os elefantes como exemplo novamente, os que possuíssem troncos longos sobreviveriam e se reproduziriam, transmitindo esses caracteres aos seus descendentes. Já os elefantes de tronco curto morreriam, sem transmitir este traço à prole. Darwin acreditava que a evolução ocorre sem qualquer tipo de plano, ao acaso.

Ou seja, o Darwinismo defendia dois conceitos importantes que estudamos hoje. O primeiro,  a ancestralidade comum, afirmava que todos os seres vivos compartilham um ancestral comum, em algum lugar do passado. O segundo, a seleção natural, diz que os indivíduos mais adaptados a um determinado ambiente possuem maiores chances de se reproduzir e sobreviver.

O que Darwin e Lamarck tinham em comum?

Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Por que acreditamos em Darwin hoje?

Ainda que acreditemos em Darwin, suas ideias não eram totalmente modernas. Na sua teoria, ele rejeitou vários conceitos que aprendemos hoje ao estudar sobre hereditariedade. De qualquer forma, esta é a teoria aceita hoje e você deve tê-la em mente.

Quanto a Lamarck, é fácil entender que as alterações que são feitas em um indivíduo ao longo da vida não são transmitidas para a prole. Se tivermos um órgão amputado, nossos filhos não virão sem esse órgão, como acreditava Lamarck.

A seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.


Para Lamarck, a evolução se dava pelo uso e desuso de partes do corpo. Enquanto isso, Darwin acreditava que o ambiente atuava na seleção das características vantajosas.

Após os estudos de Mendel, descobrimos que as características são transmitidas através de genes. E que estes genes não são afetados pela nossa própria vontade, como pensava o naturalista.

Darwin e Lamarck merecem créditos

Ainda que as teorias de Lamarck sobre Evolução tenham sido contestadas, sua importância na construção dessas teorias na época foi fundamental! Além disso, ele dedicou a sua vida aos estudos das ciências, em diversos campos, trazendo outros elementos importantes. Isso permitiu que a comunidade científica da época construísse teorias e conceitos que são aceitos até hoje.

A forma de classificar os organismos se modificou muito nas últimas décadas devido ao desenvolvimento de áreas como a genética e a biologia molecular. As relações de parentesco são definidas não somente pelas características externas, mas também por semelhanças genéticas e bioquímicas.  

Veja também o vídeo de evolução.  https://youtu.be/4WO-A_GaA1o

Bibliografia

 https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/<acesso em 01/10/2020>

https://blog.biologiatotal.com.br/darwin-e-lamarck/<acesso em01/10/2020>

https://www.todamateria.com.br/teoria-da-evolucao/< acesso em 01/10/2020>

 

 

ATIVIDADES

- Faça o seguinte cabeçalho antes de responder às perguntas:

*ATIVIDADE: Evolução e classificação dos seres vivos

*Data de envio: 06/09/2020

*Disciplinas: Ciências

 

- Faça letra legível.  Lembre-se da organização e capricho.

- Responda todas as questões no caderno de Ciências.

  Para as questões de múltipla escolha, coloque o número da questão e copie a alternativa que você considerar correta de acordo com o que se pede.

Bom  trabalho!!!

 

Questão 01) O que é classificar ?

Questão 02) Diante da imensa diversidade no planeta Terra os cientistas resolveram classificar os seres vivos. Quais são as sete categorias de classificação dos seres vivos de Reino a espécie?

Questão 03) Como se escreve o nome de uma espécie? Dê um exemplo citado no texto.

Questão 04) Quais  são os cinco grandes reinos?

Questão 05) Que motivos levam os biólogos a classificar uma roseira como planta e não como animal?

Questão 06) A população mundial está crescendo continuamente. Esse crescimento ameaça a biodiversidade? Justifique sua resposta.

Questão 07) A ordem Carnívora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:

a) à mesma família.                             b) ao mesmo gênero.

c) à mesma espécie.                            d) à mesma classe.

 

Questão 08) No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

a) 3 espécies e 3 gêneros.                              b) 9 espécies e 3 gêneros.


c) 3 espécies de uma única família.                d) 9 espécies de um mesmo gênero.



Questão 09) A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

 

Questão 10) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:

a) a seleção natural

b) as mutações

c) o uso e desuso dos órgãos

d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

 

 

 

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