Atividades de Ciências _ 7° ano
Bom dia,estudantes da EMAT!!!
Segue abaixo as atividades de Ciências para o 7° ano -Professora Adriana Costa
Turmas 7° A,7°B,7°C e 7°D
Você deverá fazer a atividade no caderno de atividades sobre o qual falamos na postagem "DICAS DE ESTUDO"
Link https:atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
|
ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA - 3º
CICLO – 2020 ATIVIDADE
DE CIÊNCIAS Turmas/ano:
7° ano Prof.(a):
Adriana Costa da Silva Chelotti Tempo
estimado para a realização da atividade: 3 horas. Capacidade/habilidade
trabalhada: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas
de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos,
identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância
para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da
seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de
processo reprodutivo.
|
Caros alunos, sejam bem vindos
as aulas específicas de Ciências. Nas próximas aulas vamos tratar assuntos
específicos do 7°ano, muitos dos assuntos já estudados como Pandemia, Vacina e
Biodiversidade já eram assuntos
previstos em nosso planejamento anual. Espero que vocês tenham observado a
imensa biodiversidade brasileira em nossos biomas. Agora vamos entender como os
cientistas fazem para dividir todos os seres vivos em grupos, afinal isso é
classificar.
Classificação
dos Seres Vivos
A
classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos
em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como
por suas relações de parentesco evolutivo.
É usada a
nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer
parte do mundo.
Através
desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e
nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que
definem.
As Categorias
Taxonômicas
No sistema de classificação biológica são usadas as categorias
para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças.
A categoria básica é a espécie, que se define como os seres
semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes
férteis.
Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o
gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são
agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidas em filos e
por fim temos os reinos.
Os reinos são, portanto, a última categoria na hierarquia e se
subdividem até chegar à espécie, categoria mais básica. Então, temos:
Reino ⇒ Filo ⇒ Classe ⇒ Ordem ⇒ Família ⇒ Gênero ⇒ Espécie
Como se
Classificam as Espécies?
Um animal pode ser conhecido por diversos nomes em regiões
diferentes, entretanto, para facilitar a identificação dos animais, a
nomenclatura científica é adotada internacionalmente.
Lineu desenvolveu em 1735 a nomenclatura binomial, composta por
dois nomes, cujo primeiro é escrito em letra maiúscula e define o gênero, e o
segundo tem letra minúscula e define a espécie.
Os nomes científicos devem ser escritos em latim e destacados em
itálico ou grifados.
Assim, por exemplo, o nome
científico do cão é Canis familiaris. O nome Canis também pode ser usado sozinho, indicando somente o gênero,
sendo, portanto, comum aos animais que tenham relação de parentesco, nesse caso
podendo ser o cão ou o lobo (Canis lupus) ou outro do gênero.
Veja no vídeo abaixo como são feitas as
classificações dos seres vivos e como se escreve o nome das espécies.
Os Reinos dos
Seres Vivos e as Relações Filogenéticas
Classificação dos Seres Vivos nos Cinco Reinos.
As Primeiras
Classificações: Aristóteles e Lineu
Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a
classificar os seres vivos. Ele dividiu-os em dois grupos: animais e plantas,
que teriam subgrupos organizados de acordo com o ambiente em que viviam, sendo
caracterizados como aéreos, terrestres ou aquáticos.
Mais tarde, vários cientistas criaram sistemas, baseados no que
Aristóteles havia feito.
O naturalista sueco Carl
von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de
classificação as características estruturais e anatômicas. Através desse
sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando
as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.
Sistemática
A
Sistemática é uma área da Biologia que estuda a biodiversidade através de um
sistema sintético de classificação, chamado taxonomia. Ele utiliza hierarquias
para agrupar os organismos formando grupos e subgrupos.
Os objetivos
da sistemática são:
·
Conhecer melhor os seres vivos e, para
tal, são agrupados em categorias taxonômicas ou táxons. Já foram identificadas
mais de 1,5 milhão de espécies e acredita-se que ainda haja muitas
desconhecidas;
·
Usar a taxonomia para identificar,
descrever, nomear e catalogar as espécies;
·
Identificar os processos determinantes da
biodiversidade ou diversidade biológica;
·
Investigar as relações de parentesco
evolutivo entre as espécies atuais e seus antepassados, usando conhecimentos de
outras áreas da biologia como genética e biologia molecular.
Surgimento dos Reinos
Em
1866, o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919) sugeriu que fossem criados os
reinos Protista e Monera, além dos reinos já existentes: Animal e Vegetal.
Em
1969, o biólogo R.H. Whittaker propôs a divisão dos vegetais em outro grupo,
dos Fungos, criando portanto os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantae e Animalia.
Relações
Filogenéticas
O
naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882),
contribuiu com o desenvolvimento da classificação dos seres vivos através da
sua teoria evolutiva e da noção de ancestral comum que originou as espécies
atuais.
Ele
criou "genealogias de seres vivos", diagramas representando as
relações de parentesco evolutivo entre as espécies, que hoje são chamadas de
árvores filogenéticas.
Já
que citamos Darwin é bom falarmos também de outro cientista que colaborou imensamente
para o entendimento da Evolução dos Seres Vivos.
Lamarck
Jean
Baptiste Lamarck começou a estudar botânica e medicina em 1763 e logo se tornou
um expert no assunto. Logo depois de lançar um livro sobre as plantas da França,
ele foi indicado para ser professor de invertebrados do Museu Nacional de
História Natural.
Assim
que recebeu a indicação, Lamarck não possuía conhecimentos no assunto. Com
muito trabalho duro e estudo, ele se destacou no novo campo!
Aliás,
ele não só se destacou, como foi o primeiro pesquisador a separar o filo dos
artrópodes em crustáceos, aracnídeos, anelídeos e insetos, que antes eram
agrupados todos juntos.Lamarck defendia a Lei do Uso e Desuso (ou Primeira Lei). Nela, as partes do
corpo que não estivessem sendo usadas, desapareceriam gradualmente. Um exemplo?
O apêndice humano.
Na Teoria dos Caracteres Adquiridos, Lamarck dizia que se um organismo
tivesse a vontade ou a necessidade de mudar ao longo da vida, e mudasse para se
adaptar ao ambiente, essas mudanças seriam transmitidas para a sua prole.
Quem foi Darwin?
Antes
de se tornar o evolucionista mais conhecido no mundo, Charles Darwin cursou
medicina (ainda que não tenha concluído a graduação). Sem uma ocupação fixa,
aos 22 anos, em 1831, Darwin ingressou em uma viagem a bordo do navio Beagle,
como naturalista (apesar de não ter qualificação comprovada para isso).
Ao
longo de 5 anos ele coletou rochas, fósseis e animais sempre que o navio fazia
paradas. Seu material era enviado para a Inglaterra e, paralelamente às coletas
realizados, Darwin escreveu um diário.
Darwin
voltou da sua viagem tendo a certeza de que as espécies poderiam sofrer
mudanças ao longo da vida. Após ler um livro de Thomas Malthus, onde o autor
falava que as populações crescem geometricamente até que sejam impedidas, o seu
interesse nesse assunto tornou-se ainda maior.
O Darwinismo
Para
Darwin, as mudanças de um indivíduo ao longo da vida não tinham relação com os
seus desejos e vontades. Ele considerava que organismos de uma mesma espécie
poderiam ser diferentes e que essas variações os ajudariam a sobreviver no
ambiente em que vivem.
Se
tomarmos os elefantes como exemplo novamente, os que possuíssem troncos longos
sobreviveriam e se reproduziriam, transmitindo esses caracteres aos seus
descendentes. Já os elefantes de tronco curto morreriam, sem transmitir este
traço à prole. Darwin acreditava que a evolução ocorre sem qualquer tipo de
plano, ao acaso.
Ou
seja, o Darwinismo defendia dois conceitos importantes que estudamos hoje. O
primeiro, a ancestralidade comum, afirmava que todos os seres vivos
compartilham um ancestral comum, em algum lugar do passado. O segundo, a
seleção natural, diz que os indivíduos mais adaptados a um determinado ambiente
possuem maiores chances de se reproduzir e sobreviver.
O que Darwin e Lamarck tinham em
comum?
Apesar
da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava
mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao
ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de
organismos mais simples para mais complexos.
Por que acreditamos em Darwin hoje?
Ainda
que acreditemos em Darwin, suas ideias não eram totalmente modernas. Na sua
teoria, ele rejeitou vários conceitos que aprendemos hoje ao estudar sobre
hereditariedade. De qualquer forma, esta é a teoria aceita hoje e você deve
tê-la em mente.
Quanto a Lamarck, é fácil entender que as alterações que são feitas em um indivíduo ao longo da vida não são transmitidas para a prole. Se tivermos um órgão amputado, nossos filhos não virão sem esse órgão, como acreditava Lamarck.
A seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.
Após
os estudos de Mendel, descobrimos que as características são transmitidas
através de genes. E que estes genes não são afetados pela nossa própria
vontade, como pensava o naturalista.
Darwin
e Lamarck merecem créditos
Ainda
que as teorias de Lamarck sobre Evolução tenham sido contestadas, sua
importância na construção dessas teorias na época foi fundamental! Além disso,
ele dedicou a sua vida aos estudos das ciências, em diversos campos, trazendo
outros elementos importantes. Isso permitiu que a comunidade científica da
época construísse teorias e conceitos que são aceitos até hoje.
A
forma de classificar os organismos se modificou muito nas últimas décadas
devido ao desenvolvimento de áreas como a genética e a biologia molecular. As
relações de parentesco são definidas não somente pelas características
externas, mas também por semelhanças genéticas e bioquímicas.
Veja
também o vídeo de evolução. https://youtu.be/4WO-A_GaA1o
Bibliografia
https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/<acesso em 01/10/2020>
https://blog.biologiatotal.com.br/darwin-e-lamarck/<acesso em01/10/2020>
https://www.todamateria.com.br/teoria-da-evolucao/<
acesso em 01/10/2020>
ATIVIDADES
- Faça o seguinte
cabeçalho antes de responder às perguntas:
*ATIVIDADE: Evolução
e classificação dos seres vivos
*Data de
envio: 06/09/2020
*Disciplinas:
Ciências
-
Faça letra legível. Lembre-se da
organização e capricho.
- Responda
todas as questões no caderno de Ciências.
Para as questões de
múltipla escolha, coloque o número da questão e copie a alternativa que você
considerar correta de acordo com o que se pede.
Bom
trabalho!!!
Questão 01) O que é
classificar ?
Questão 02) Diante da
imensa diversidade no planeta Terra os cientistas resolveram classificar os
seres vivos. Quais são as sete categorias de classificação dos seres vivos de
Reino a espécie?
Questão 03) Como se
escreve o nome de uma espécie? Dê um exemplo citado no texto.
Questão 04) Quais são os cinco grandes reinos?
Questão 05) Que
motivos levam os biólogos a classificar uma roseira como planta e não como
animal?
Questão 06) A população
mundial está crescendo continuamente. Esse crescimento ameaça a biodiversidade?
Justifique sua resposta.
Questão 07)
A ordem Carnívora inclui espécies tais como cães e ursos. Para
pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:
a) à mesma família. b) ao mesmo
gênero.
c) à mesma espécie. d) à mesma classe.
Questão 08) No ano de
1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”,
incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves
pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se
citar:
a) 3 espécies e 3 gêneros. b) 9 espécies e 3
gêneros.
c) 3
espécies de uma única família.
d) 9 espécies de um mesmo gênero.
Questão 09) A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
a) Os organismos mais fortes
sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
b) Os organismos mais fortes
conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
c) Os organismos mais aptos
são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
d) Os organismos mais aptos
a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da
característica vantajosa para os seus descendentes.
Questão 10) A teoria
da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
a) a seleção natural
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade dos
caracteres adquiridos
Comentários