Atividades de Língua Portuguesa 7o ano
Bom dia,estudantes da EMAT!!!
Desejamos que você e sua família estejam com saúde e paz.
Segue abaixo as atividades de Língua Portuguesa para o 7° ano -Professora Ana Paula Sanches.
Turmas 7° A,7°B,7°C e 7°D
Você deverá fazer a atividade no caderno de atividades sobre o qual falamos na postagem "DICAS DE ESTUDO"
Link https:atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
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ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA - 3º
CICLO – 2020 ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA Turmas/ano: 7º ano Prof ª.: Ana Paula
Sanches Ferreira Tempo estimado para a realização da atividade: 5 horas Capacidade/habilidade trabalhada: EF67LP28; EF69LP53; EF69LP44;
EF07LP03; EF67LP34; EF67LP35. |
Prezado aluno, antes de ler os
textos, assista aos vídeos abaixo:
CANAL FUTURA. O gênero crônica – Língua Portuguesa – Ensino
Fundamental. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ztYQluDOecc>. Acessado em: 30/09/2020
BRASIL ESCOLA. Notícia.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Cw3VZUnCA4E> . Acessado em: 30/09/2020
ATIVIDADE 1 –
Extraído do Projeto Redigir UFMG
Crônicas e
notícias – cotidiano
A
casa das ilusões perdidas - Moacyr Scliar
Polícia investiga troca de bebê
por casa.
Cotidiano, 10 jun. 99
Quando ela
anunciou que estava grávida, a primeira reação dele foi de desagrado, logo
seguida de franca irritação. Que coisa, disse, você não podia tomar cuidado,
engravidar logo agora que estou desempregado, numa pior, você não tem cabeça
mesmo, não sei o que vi em você, já deveria ter trocado de mulher havia muito
tempo. Ela, naturalmente, chorou, chorou muito. Disse que ele tinha razão, que
aquilo fora uma irresponsabilidade, mas mesmo assim queria ter o filho. Sempre
sonhara com isso, com a maternidade – e agora que o sonho estava prestes a se
realizar, não deixaria que ele se desfizesse.
- Por
favor, suplicou. – Eu faço tudo que você quiser, eu dou um jeito de arranjar
trabalho, eu sustento o nenê, mas, por favor, me deixe ser mãe.
Ele disse
que ia pensar. Ao fim de três dias daria a resposta. E sumiu.
Voltou, não
ao cabo de três dias, mas de três meses. Àquela altura ela já estava com uma
barriga avançada que tornava impossível o aborto; ao vê-lo, esqueceu a desconsideração,
esqueceu tudo – estava certa de que ele vinha com a mensagem que tanto
esperava, você pode ter o nenê, eu ajudo você a criá-lo.
Estava
errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança; mas não para
ficar com ela. Já tinha feito o negócio: trocariam o recém-nascido por uma
casa. A casa que não tinham e que agora seria o lar deles, o lar onde – agora
ele prometia – ficariam para sempre.
Ela ficou
desesperada. De novo caiu em prantos, de novo implorou. Ele se mostrou
irredutível. E ela, como sempre, cedeu.
Entregue a
criança, foram visitar a casa. Era uma modesta construção num bairro popular.
Mas era o lar prometido e ela ficou extasiada. Ali mesmo, contudo, fez uma
declaração.
- Nós vamos
encher esta casa de crianças. Quatro ou cinco, no mínimo.
Ele não
disse nada, mas ficou pensando. Quatro ou cinco casas, aquilo era um bom
começo.
(Folha de S. Paulo, 14/6/99.)
Após ler o texto, respondas as seguintes perguntas:
1)
Quem são os personagens
dessa história?
2)
Qual a relação existente
entre eles?
3)
O autor se refere aos
personagens de forma precisa? Como ele se refere a eles?
4)
Qual a possível intenção
de Moacyr Scliar ao não nomear os personagens dessa história?
5)
Esse é um tipo de texto
mais objetivo, direto ou mais subjetivo? Justifique sua resposta.
Uma vez respondidas as perguntas acima, veja a seguinte
informação:
“Moacyr Scliar publica, semanalmente, uma crônica no caderno
Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo. Intencionalmente, suas crônicas são
sempre criadas a partir de uma notícia da semana.”
Sendo assim, responda a próxima pergunta:
6)
Como você imagina serem a
manchete e a notícia a partir da qual Scliar criou a crônica “A casa das
ilusões perdidas”? Você é um jornalista da Folha e precisa redigir essa
notícia. Crie a manchete e a notícia.
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ATIVIDADE 2 – Extraída do Projeto Redigir UFMG
Veja agora a notícia a partir da qual Scliar criou a
crônica:
“Criança trocada por casa é apresentada no PR:
Um dos quatro
bebês trocados pelos pais por material de construção, cestas básicas e até uma
casa foi apresentado ontem pela manhã na sede do Sicride (Serviço de
Investigações de Crianças Desaparecidas) da Segurança Pública do Paraná.
A criança
estava em Curitiba com o engenheiro Antônio Ricardo Siqueira, 39, e a
comerciante Luiza Helena Pereira, 39, havia cerca de um mês.
O menino
continuará com o casal, que foi indiciado em inquérito policial, até decisão
final da Justiça. O casal foi indiciado sob acusação de venda ou troca de
crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A mãe da
criança, a desempregada Maria do Nascimento, deverá ser indiciada em inquérito
policial no início da próxima semana, segundo o delegado Harry Herbert, que
cuida do caso.
Ela teria
entregue o filho em abril à curitibana Jurema Frumento, que teria intermediado
a troca da criança por uma casa.
Jurema, que
também foi indiciada, nega ter recebido qualquer quantia pela entrega. Ela
afirma ter apenas ajudado a amiga, que é mãe solteira e não tem dinheiro.
[...] ”
(Folha de S. Paulo,
12/6/99)
1)
Quais as principais
diferenças entre o título da crônica e o da notícia?
2)
Quais as principais
diferenças entre a crônica e a notícia?
3)
Identifique, na notícia,
frases e/ou expressões que marcam a objetividade (típica desse gênero
jornalístico). Depois, identifique, na crônica, frases e/ou expressões que
marcam a subjetividade.
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Obs. Antes de responder o exercício, assista ao vídeo abaixo.
É só clicar no link:
CANAL FUTURA. Formação
de palavras: composição e derivação – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ztYQluDOecc>. Acessado em: 30/09/2020
Agora, leia este conteúdo:
A língua portuguesa dispõe de diferentes processos de
combinação de morfemas (menor unidade da palavra) para formar novas palavras.
Para compreender esses processos precisamos retomar alguns conceitos:
Palavras
primitivas: são
aquelas que não derivam de outras palavras. Exemplos: dia, casa, flor
Palavras
derivadas: são
aquelas que derivam de outras palavras. Exemplos: diário (de dia), casarão (de
casa), floreira (de flor)
Os principais processos de formação de palavras são a derivação e
a composição.
Derivação
Consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir
de palavras já existentes na língua (primitivas). Há diferentes tipos de
derivação:
- Prefixal (ou por
prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.
Exemplos:
infiel = |
inf + |
Fiel |
Desleal = |
des + |
leal |
|
Prefixo |
Radical |
|
Prefixo |
Radical |
- Sufixal (ou
por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.
Exemplos:
Felizmente = |
feliz + |
mente |
Espaçosa= |
espaç + |
osa |
|
Radical |
Sufixo |
|
Radical |
Sufixo |
- Parassintética (ou por parassíntese)
- ocorre quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.
Exemplos:
Entardecer = |
en + |
tard + |
ecer |
Empalidecer= |
Em + |
palid+ |
ecer |
|
Prefixo |
Radical |
Sufixo |
|
Prefixo |
Radical |
Sufixo |
Atenção:
Para que haja a derivação parassintética é
necessário o acréscimo simultâneo do prefixo e do sufixo ao radical. Para
comprovar se ocorreu a parassíntese, basta retirar o prefixo ou o sufixo e
verificar se a forma que sobrou constitui uma palavra existente na língua. Se a
forma que sobrou não tiver sentido, a palavra foi formada por derivação
parassintética.
Exemplo:
(en)tristecer: tristecer - palavra inexistente na língua
entrist(ecer)
entrist - palavra inexistente na língua
Portanto a palavra entristecer foi formada
por derivação parassintética. Caso a forma que sobrou da eliminação do
prefixo ou do sufixo seja uma palavra existente na língua, terá sido formada
por derivação prefixal e sufixal.
Exemplo:
(in)felizmente: felizmente - palavra existente na língua
infeliz(mente): infeliz - palavra existente na língua
Portanto a palavra infelizmente foi formada
por derivação prefixal e sufixal, ou seja, acréscimo não
simultâneo de prefixo e sufixo.
- Regressiva - ocorre quando a palavra nova é formada pela
redução da palavra primitiva. Esse tipo de derivação forma
principalmente substantivos a partir de verbos.
Palavra primitiva |
Palavra derivada por derivação regressiva |
chorar |
choro |
combater |
combate |
criticar |
crítica |
castigar |
castigo |
- Imprópria (ou conversão)
- ocorre quando há mudança da classe gramatical de uma palavra
primitiva sem alterar sua forma.
Exemplo: O jantar estava ótimo. (A palavra jantar
é um verbo, mas na frase funciona como substantivo). Ninguém entendeu
um o porquê da discussão. (A palavra porque é uma
conjunção, mas na frase funciona como substantivo).
Composição
Ocorre quando a palavra é formada pela união de dois ou mais
radicais. A composição pode ocorrer por justaposição ou
por aglutinação.
Justaposição - ocorre quando não há
alteração dos radicais que se unem. Exemplo: passatempo, pé-de-moleque,
couve-flor, pontapé
Aglutinação - ocorre quando há
alteração em pelo menos um dos radicais que se unem.
Exemplo:
Planalto (plano + alto)
Embora (em + boa + hora)
Aguardente (água + ardente)
Fonte: SBROGIO,
Patrícia Cordeiro. Formação de palavras
- Derivação, composição e seus tipos. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/formacao-de-palavras-derivacao-composicao-e-seus-tipos.htm> Acessado em: 18 setembro de
2020
EXERCÍCIOS
1) Analise as palavras abaixo, após grife os prefixos e
circule os sufixos:
Cheiroso |
Gostoso |
Civilizar |
Subchefe |
Garotinha |
Jornaleiro |
Injustiça |
Dentista |
Amoroso |
Incolor |
Sufixo |
Laranjeira |
Saboroso |
Incapaz |
Prefixo |
Tristonho |
Decompor |
Livreiro |
Inconformar |
Ilegal |
Recompor |
Livraria |
Felizmente |
Infeliz |
2) Forme vocábulos derivados acrescentando os prefixos: in-,
des-, re-, pre- , ad- , ante-, bis-, pro-
Exemplo: Existente – Inexistente |
Fixo – |
Ter – |
Braço – |
Ontem – |
Junto – |
Armado – |
Igual – |
Competente – |
Aparecer – |
Ver – |
Justiça – |
Neto – |
Confiança – |
Mover – |
Bater – |
3) Escreva palavras que são formadas com os sufixos: -mento,
-ismo, -onho, -ada, -ez(a), -ário, -ária, -eiro, -dão, -ista.
Ex.: -mento = Casamento
4) Acrescente sufixos ou prefixos nas palavras abaixo:
Ferro
bomba
chave |
Rico
escola
sala |
Chuva
fogo
luta |
Pedra
tinta
manobra |
Flor
fazenda
rico |
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