Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Arte elaborada pelas profs.
Verônica Pimenta e Rachel Barbosa.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB,
8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
--------------------------------------------------------------------------------------------------
#
Momento da Arte – Turmas: 6º 7º, 8º e 9º
Temas:
- Cor e movimento
- Hélio Oiticica/ Arte Brasileira
Querida aluna, querido aluno;
Para a
atividade de hoje, você deve voltar ao último post. Caso ainda não tenha
realizado a proposta da semana passada, recomendamos fazê-la antes de passar à
etapa seguinte. Desejamos um excelente trabalho. Divirtam-se!
Atenciosamente;
Professoras Rachel Barbosa e Verônica Pimenta.
Os
Parangolés de Hélio Oiticica
O
tema de hoje é continuidade de um assunto abordado na semana passada: os
Parangolés do artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980). Hélio nasceu no
Rio de Janeiro e, não por acaso, sua obra é inspirada no carnaval e no jeito do
nosso povo se movimentar nas ruas. Boa parte dos Parangolés são roupas ou
bandeiras. Essas obras de arte foram criadas com o objetivo de convidar as pessoas
para se mexerem, dançarem com elas, interagirem. Afinal, arte é vida!
Assista
atentamente ao vídeo abaixo:
Fonte: Série
Traçando Arte, TV Cultura/TV Rá Tim Bum, Episódio “Hélio Oiticica”.
Agora leia o seguinte texto:
Criados
na década de 1960 pelo artista carioca Hélio Oiticica, os Parangolés são compostos
de camadas de estandartes, bandeiras e capas coloridas. Para se tornar objetos
artísticos, os Parangolés precisam ser vestidos pelo espectador, que assim se
torna “participador”. A obra não é a capa em si, mas a experiência de
vestir a capa e dançar.
A
inspiração para os Parangolés veio da vivência do artista com os sambistas e
passistas da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. Esse
encontro fez Hélio Oiticica perceber que muitas de suas questões artísticas
eram também políticas. Ele queria repensar a relação da arte com as pessoas e a
cidade, enfrentando as barreiras criadas pelas desigualdades sociais e pelos
preconceitos raciais.
Observe atentamente a imagem do Parangolé P15, Capa 11, Incorporo a Revolta (1967). Quem está na imagem é Nildo, um morador da comunidade da Mangueira:
Em
1965, Hélio Oiticica convidou integrantes da Mangueira a desfilar com os
Parangolés em uma exposição que
aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), mas a direção do
museu impediu a sua entrada. Os artistas ficaram do lado de fora, porém,
realizaram no gramado do museu uma das performances mais conhecidas da arte
brasileira. O Parangolé da foto acima foi criado dois anos depois desse
episódio.
No vídeo abaixo, você vai conhecer outros Parangolés e aprender como a arte de Hélio Oiticica está presente na atualidade:
Fonte: Reportagem de Diego Schueng, “As obras de Hélio Oiticica”.
A partir do trabalho realizado na semana
passada:
Atividade 01:
Crie um projeto para o
Parangolé no seu caderno:
- Escreva como seria essa
obra, se você a criasse junto com Hélio Oiticica;
- Pense num tema;
- Caso necessário, liste outros
materiais para expressar COM MOVIMENTOS, o tema adicionado hoje, além de
tecidos e plásticos.
- Desenhe e pinte o Parangolé
inventado por você;
- Dê um título para o seu
trabalho.
Atividade 02:
Construa o Parangolé projetado por você e brinque com ele. Dance com a sua família, ao som de uma música de que vocês gostem. Registre a brincadeira num vídeo.
Comentários