Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Arte elaborada pelas profs.


Verônica Pimenta e Rachel Barbosa.


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 


8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


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# Momento da Arte – Turmas: 6º 7º, 8º e 9º

Temas:

- Cor e movimento

- Hélio Oiticica/ Arte Brasileira

 

Querida aluna, querido aluno;

Para a atividade de hoje, você deve voltar ao último post. Caso ainda não tenha realizado a proposta da semana passada, recomendamos fazê-la antes de passar à etapa seguinte. Desejamos um excelente trabalho. Divirtam-se!

Atenciosamente;

Professoras Rachel Barbosa e Verônica Pimenta.

 

Os Parangolés de Hélio Oiticica

 

O tema de hoje é continuidade de um assunto abordado na semana passada: os Parangolés do artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980). Hélio nasceu no Rio de Janeiro e, não por acaso, sua obra é inspirada no carnaval e no jeito do nosso povo se movimentar nas ruas. Boa parte dos Parangolés são roupas ou bandeiras. Essas obras de arte foram criadas com o objetivo de convidar as pessoas para se mexerem, dançarem com elas, interagirem. Afinal, arte é vida!

Assista atentamente ao vídeo abaixo:

Fonte: Série Traçando Arte, TV Cultura/TV Rá Tim Bum, Episódio “Hélio Oiticica”.


Agora leia o seguinte texto:

 

Criados na década de 1960 pelo artista carioca Hélio Oiticica, os Parangolés são compostos de camadas de estandartes, bandeiras e capas coloridas. Para se tornar objetos artísticos, os Parangolés precisam ser vestidos pelo espectador, que assim se torna “participador”. A obra não é a capa em si, mas a experiência de vestir  a capa e dançar.

A inspiração para os Parangolés veio da vivência do artista com os sambistas e passistas da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. Esse encontro fez Hélio Oiticica perceber que muitas de suas questões artísticas eram também políticas. Ele queria repensar a relação da arte com as pessoas e a cidade, enfrentando as barreiras criadas pelas desigualdades sociais e pelos preconceitos raciais.

Observe atentamente a imagem do Parangolé P15, Capa 11, Incorporo a Revolta (1967). Quem está na imagem é Nildo, um morador da comunidade da Mangueira:

 

Em 1965, Hélio Oiticica convidou integrantes da Mangueira a desfilar com os Parangolés  em uma exposição que aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), mas a direção do museu impediu a sua entrada. Os artistas ficaram do lado de fora, porém, realizaram no gramado do museu uma das performances mais conhecidas da arte brasileira. O Parangolé da foto acima foi criado dois anos depois desse episódio.

No vídeo abaixo, você vai conhecer outros Parangolés e aprender como a arte de Hélio Oiticica está presente na atualidade:

Fonte: Reportagem de Diego Schueng, “As obras de Hélio Oiticica”.

 


 
Texto extraídO de: BEÁ, Meira (et. al). Projeto Mosaico: Arte Ensino Fundamental, 6º Ano. 1ª edição. São Paulo: Editora Scipione, 2015.

 

A partir do trabalho realizado na semana passada:

 

Atividade 01:

Crie um projeto para o Parangolé no seu caderno:

- Escreva como seria essa obra, se você a criasse junto com Hélio Oiticica;

- Pense num tema;

- Caso necessário, liste outros materiais para expressar COM MOVIMENTOS, o tema adicionado hoje, além de tecidos e plásticos.

- Desenhe e pinte o Parangolé inventado por você; 

- Dê um título para o seu trabalho.

 

Atividade 02:

Construa o Parangolé projetado  por você e brinque com ele. Dance com  a sua família, ao som de uma música de que vocês gostem. Registre a brincadeira num vídeo.

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