Atividade 12 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Arte elaborada pelas profs.


Verônica Pimenta e Rachel Barbosa.


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 


8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


-------------------------------------------------------------------------------

Quino










    Joaquín Salvador Lavado foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola. Ele nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017. Infelizmente, Quino faleceu no dia 30 de setembro de 2020.

Seu nome é sempre associado ao de sua personagem mais famosa, que completou 56 anos nesta segunda-feira (29). A questionadora menininha de seis anos, fã de Beatles, ficou famosa pela preocupação em combater os problemas sociais e a sopa no jantar.

 

Atividade

1.    Pesquise algumas tirinhas da Mafalda na internet, pense em um assunto sobre o qual você gostaria de falar. Crie um personagem (pode ser algo bem simples) e desenhe uma tirinha nos quadros abaixo. Imagine que você está fazendo uma parceria com o Quino. Lembre-se que a narrativa deve ter início, meio e fim. Finalizar o desenho com caneta  preta ou lápis de cor.



História em Quadrinhos

Quem aqui nunca se encantou com revistas de HQs (História em Quadrinhos)?

As histórias em quadrinhos tornaram-se um dos principais tipos de textos lidos nos séculos XX e XXI. Com adaptações para o cinema, diversas narrativas que originalmente eram dos gibis migraram para as grandes telas de cinema e, cada vez mais, encantam públicos em todo o mundo. Saiba, a seguir, o que é uma história em quadrinhos, sua origem, principais características, entre outros detalhes muito interessantes sobre o assunto.



O que são?

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner), narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas em revistas ou em jornais e também em meios digitais, no formato de tirinhas.

 Origem

As histórias em quadrinhos têm o objetivo de contar uma história, ficcional ou não, que representa feitos da humanidade em sua época. Então, entendendo a representação que a história em quadrinhos faz, é possível associar sua origem ainda com as pinturas rupestres, que há 35 mil anos eram a forma de representação que os seres humanos usavam para contar e relatar suas vidas e cotidianos, com explicações e descrições sequenciais de acontecimentos.



Capitão América surgiu durante a Segunda Guerra Mundial


Características

 

•          Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias.

•          Possui elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho.

•          Sequência de imagens que montam uma cena.

 

História em quadrinhos no Brasil

No Brasil, Manuel de Araújo Porto-Alegre ficou muito conhecido como o primeiro quadrinista do país, tendo produzido, inicialmente em litografia, a primeira sátira e a primeira revista ilustrada de humor no país.

Em 1905, foi lançada a revista Tico-Tico, considerada a primeira revista em quadrinhos do Brasil, desenhada por Renato de Castro. Em 1930, as tirinhas passaram a compor a revista, com personagens famosos do exterior, como o camundongo Mickey Mouse e O Gato Félix, que passam a ser publicados no Brasil.

Em 1960, Ziraldo, famoso cartunista brasileiro e o criador de o Menino Maluquinho, lançou a revista Turma do Pererê. Nesse mesmo ano, nasceram os primeiros personagens de Mauricio de Sousa, outro grande cartunista brasileiro: Cebolinha, Cascão (1961) e Mônica (1963), criando, assim, a Turma da Mônica, que passou a ser publicada na Folha de São Paulo e, posteriormente, ganhou sua própria revista.

Evolução da Mônica da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa



Selos impressos no Brasil em homenagem a Ziraldo, grande cartunista brasileiro.


Histórias de quadrinistas







*Crédito da imagem: Anton_Ivanov / Shutterstock

**Crédito da imagem: neftali / Shutterstock

Fonte: MARINHO, Fernando. "História em quadrinhos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/historia-quadrinhos.htm. Acesso em 30 de setembro de 2020.


Atividade

Responda as questões, após assistir ao vídeo e ler o texto.

1. O que são as HQs?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Qual a origem das HQs?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quais são as linguagens usadas nas HQs? Identifique e explique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. A figura abaixo, nos mostra alguns tipos de balões.

A) Classifique-os.


B) Desenhe os balões que você conhece e não estão representados na imagem. Identifique em quais situações os balões desenhados são utilizados.

5. O que são onomatopeias?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Capriche na criatividade e desenhe uma onomatopeia no espaço abaixo. Colorir.


7. Um recurso importante utilizado nas HQs é a expressão dos personagens. Escolha um personagem e desenhe este personagem com a expressão que caracteriza o seu humor hoje.


8. Agora, você vai fazer uma pesquisa sobre o seu personagem de HQ preferido. Contará a sua história: quando surgiu, se houve algum motivo específico para a sua criação, quem é o desenhista que o criou, características físicas e morais. O cenário. As cores predominantes utilizadas na HQ. Sem esquecer, é claro, o motivo pelo qual é o seu personagem favorito. Mínimo de 12 linhas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Desenhe o  personagem que você acabou de descrever. Colorir.

 


10. Escolha um dos vídeos de Histórias de quadrinistas, faça um breve resumo e fale porque ele chamou mais a sua atenção.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Ciências _ 7° ano

Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

Atividade 9 de Inglês - Profs. Adriana e Penha