Soluções da atividade 8 de Matemática - Profs. Regina, Anna Paula e Cristiano (6ºs e 7ºs anos)
Bom dia, estudantes EMAT!
Seguem abaixo as soluções da atividade de Matemática elaborada
pelos profs. Regina, Anna Paula e Cristiano, postada na semana
passada.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá, alunos dos 6ºs e 7ºs anos da EMAT!
Conforme combinado, trazemos abaixo as soluções das questões do
desafio da semana passada.
Soluções
1.
ALTERNATIVA C
Alvimar recebeu de troco 5,00−3,50=1,50 reais.
Dividindo 1,50 por 0,25, obtemos o número de moedas de 25 centavos que ele
recebeu. Como 1,50 ÷ 0,25 = 6, segue que ele recebeu de troco seis moedas de 25
centavos.
Podemos também pensar como segue. Duas moedas de 25
centavos totalizam 50 centavos. Como 𝑅$1,50
é o mesmo que três vezes 50 centavos, para dar o troco serão necessárias 3×2=6
moedas de 25 centavos.
2. ALTERNATIVA C
Para ir da marca de 6 𝑐𝑚
até a marca de 20 𝑐𝑚,
a formiguinha deve andar 20−6=14 𝑐𝑚.
Assim, para andar metade do caminho, ela deve caminhar 142=7 𝑐𝑚. Logo, ela parou na marca de
6+7=13 𝑐𝑚.
Outra maneira de proceder é calcular o ponto médio
entre 6 e 20 na reta numérica, que é 6+202=13.
3. ALTERNATIVA B
Trocamos a posição de dois algarismos vizinhos do
número 682479, conforme a tabela
e verificamos que o menor dos números obtidos é
628479. Logo, os algarismos que devem ser trocados são 8 e 2.
4. ALTERNATIVA D
A
única maneira de somar três números distintos entre 1, 2, 3, 4, e 5 e obter o
resultado 6 é 1+2+3=6. Logo os cartões com as letras O, B e E têm, em seu
verso, os números 1, 2 ou 3 (não necessariamente nessa ordem). Ao olhar para o
verso dos cartões com as letras O e P, Caetano vê no verso do cartão O um dos números 1, 2 e 3.
Observando as somas 1+7=8, 2=6=8 e 3+5=8, e lembrando que o número no verso do
cartão P é no máximo 5, vemos que os números no verso dos cartões O e P são,
respectivamente, 3 e 5. Resta o número 4, que é o que está no verso do cartão 𝑀.
5.
ALTERNATIVA D
O comprimento do contorno em vermelho é a soma dos
comprimentos dos segmentos que formam o contorno. Com exceção dos segmentos
mais grossos, destacados em azul, os comprimentos de todos os outros são
fornecidos pelo enunciado. Para encontrarmos o comprimento dos segmentos
destacados em azul observamos que
(𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜
𝑑𝑒 𝑢𝑚
𝑠𝑒𝑔𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜
𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎ç𝑜 𝑎𝑧𝑢𝑙)+10+20=45.
Logo
o comprimento de um traço azul é 15 𝑐𝑚
e assim o contorno da figura mede 4⋅(45)+4⋅(15)+4⋅(10)=180+60+40=280
𝑐𝑚 .
6. ALTERNATIVA E
24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos
abaixo a sequência de operações e seu resultado.
7. ALTERNATIVA B
A tabela abaixo mostra as possíveis idades da
professora, calculadas a partir da resposta de cada menina e dos erros 2, 3 e 5
anos para mais ou para menos:
Comentários