Soluções da atividade 8 de Matemática - Profs. Regina, Anna Paula e Cristiano (6ºs e 7ºs anos)

 Bom dia, estudantes EMAT!


Seguem abaixo as soluções da atividade de Matemática elaborada 

pelos profs. Regina, Anna Paula e Cristiano, postada na semana 

passada. 


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


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Olá, alunos dos 6ºs e 7ºs anos da EMAT!

Conforme combinado, trazemos abaixo as soluções das questões do desafio da semana passada.

Soluções

 1. ALTERNATIVA C

Alvimar recebeu de troco 5,00−3,50=1,50 reais. Dividindo 1,50 por 0,25, obtemos o número de moedas de 25 centavos que ele recebeu. Como 1,50 ÷ 0,25 = 6, segue que ele recebeu de troco seis moedas de 25 centavos.

Podemos também pensar como segue. Duas moedas de 25 centavos totalizam 50 centavos. Como 𝑅$1,50 é o mesmo que três vezes 50 centavos, para dar o troco serão necessárias 3×2=6 moedas de 25 centavos.

 

2. ALTERNATIVA C

Para ir da marca de 6 𝑐𝑚 até a marca de 20 𝑐𝑚, a formiguinha deve andar 20−6=14 𝑐𝑚. Assim, para andar metade do caminho, ela deve caminhar 142=7 𝑐𝑚. Logo, ela parou na marca de 6+7=13 𝑐𝑚.

Outra maneira de proceder é calcular o ponto médio entre 6 e 20 na reta numérica, que é 6+202=13.


3. ALTERNATIVA B

Trocamos a posição de dois algarismos vizinhos do número 682479, conforme a tabela

e verificamos que o menor dos números obtidos é 628479. Logo, os algarismos que devem ser trocados são 8 e 2.


4. ALTERNATIVA D

A única maneira de somar três números distintos entre 1, 2, 3, 4, e 5 e obter o resultado 6 é 1+2+3=6. Logo os cartões com as letras O, B e E têm, em seu verso, os números 1, 2 ou 3 (não necessariamente nessa ordem). Ao olhar para o verso dos cartões com as letras O e P, Caetano vê no  verso do cartão O um dos números 1, 2 e 3. Observando as somas 1+7=8, 2=6=8 e 3+5=8, e lembrando que o número no verso do cartão P é no máximo 5, vemos que os números no verso dos cartões O e P são, respectivamente, 3 e 5. Resta o número 4, que é o que está no verso do cartão 𝑀.



5. ALTERNATIVA D

O comprimento do contorno em vermelho é a soma dos comprimentos dos segmentos que formam o contorno. Com exceção dos segmentos mais grossos, destacados em azul, os comprimentos de todos os outros são fornecidos pelo enunciado. Para encontrarmos o comprimento dos segmentos destacados em azul observamos que

(𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑒𝑔𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎ç𝑜 𝑎𝑧𝑢𝑙)+10+20=45.

Logo o comprimento de um traço azul é 15 𝑐𝑚 e assim o contorno da figura mede 4(45)+4(15)+4(10)=180+60+40=280 𝑐𝑚 .


6. ALTERNATIVA E

24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos abaixo a sequência de operações e seu resultado.



7. ALTERNATIVA B

A tabela abaixo mostra as possíveis idades da professora, calculadas a partir da resposta de cada menina e dos erros 2, 3 e 5 anos para mais ou para menos:


O único número que aparece nas três linhas e nas três colunas é 27; logo, essa é a idade da professora.

Comentários

Mãe de aluno disse…
Não entendemos muita coisa desses exercícios, meu filho está no 6o ano e eu não consigo explicar matemática.
Arthur disse…
Não entendemos nada desse exercício, para aluno do 7º
Se alguém poder me explica essa solução de matemática eu agradeço.Eu não sei se e uma explicação da atividade 8 de matematica ou não.

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