Atividade Interdisciplinar 10 de História, Ciências e Geografia - Profs. Marli Oliveira, Alexandre Damasceno, Fátima de Oliveira, Adriana Costa, Daniela Lima, Renato de Paula
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade interdisciplinar de História, Ciências e
Geografia elaborada pelos profs. Marli Oliveira, Alexandre
Damasceno, Fátima de Oliveira, Adriana Costa, Daniela Lima e
Renato de Paula.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB,
8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Biodiversidade Brasileira
Caros alunos, esperamos que vocês estejam bem, com
saúde e disposição para fazerem as atividades e, em breve, queremos o retorno
das mesmas, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, na última
semana.
Como na
semana passada falamos sobre a Independência do Brasil, hoje iremos abordar uma
das maiores riquezas do nosso país, a Biodiversidade.
Você sabe o que é biodiversidade? 
| 
   | 
  
     Biodiversidade
  pode ser definida de várias formas: ·        
  É
  a variedade de espécies de todos os seres vivos, existentes em nosso planeta,
  bem como o papel desses seres na natureza;  ·        
  Significa
  a variedade (ou diversidade) de vida e engloba a riqueza das espécies e dos
  seus genes, e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente;  ·        
  Mas,
  a definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção**
  sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a
  biodiversidade significa: 
 
  | 
 
"a variabilidade de
organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os
ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte;
compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de
ecossistemas".
Atualmente, a
biodiversidade pode ser entendida em três níveis e, todos os níveis são importantes
para a sobrevivência das espécies, incluindo a espécie humana.
- Diversidade
     de espécies:
     É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra,
     dos mais simples aos mais complexos.
 - Diversidade
     genética: É a
     diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.
 - Diversidade
     de ecossistemas:
     É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas
     habitam e interagem.
 
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta. A quantidade de
espécies da fauna e flora do Brasil impressionam. Vejam os números abaixo.
BIOMAS
BRASILEIROS
Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e
animal) com uma diversidade biológica própria. No Brasil podemos verificar
a existência de 6 biomas: os Pampas, o Pantanal, a Caatinga, a Floresta
Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado (veja o mapa abaixo) 
 Grande parte da biodiversidade brasileira é
encontrada na Floresta
Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado. 
**O ecossistema é definido como sendo o conjunto formado por
comunidades bióticas (seres vivos) que habitam e interagem entre si, em
determinada região, e pelos fatores abióticos (ex. solo, clima, água, etc.) que
exercem influência sobre essas comunidades.
Biomas
brasileiros
A Amazônia é a
região do planeta com maior biodiversidade. Apesar disso, crê-se que muitas
espécies ainda não são conhecidas. Acredita-se que a Amazônia possua quase 60%
de todas as formas de vida do planeta. Porém, apenas 30% delas são conhecidas
pela ciência. Os insetos constituem a maior parte dos animais da Amazônia.
Grande parte das
espécies encontradas na região amazônica são endêmicas, ou seja, só ocorrem lá.
A Mata Atlântica é uma
floresta
tropical rica em espécies. Estima-se que até 8% das espécies do
planeta habitem essa área.
Ao
mesmo tempo, com a intensa destruição é também considerada como um dos
ecossistemas mais ameaçados do mundo. Ainda assim, a região abriga mais de 20
mil espécies de plantas. Existem ainda, 849 espécies de aves, 370 espécies de
anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.
O Cerrado é um dos locais com maior biodiversidade do
planeta. Acredita-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800
espécies de aves. Apresenta, ainda, muitas espécies endêmicas. Alguns estudos
sugerem que a região do Cerrado abrigue cerca de 5% da fauna mundial.
Importância da
biodiversidade
| 
      Valorização
  da fauna e flora brasileiras  | 
  
   
 A biodiversidade
  possui valor ecológico, social, genético, econômico, científico, educacional,
  cultural e recreativo. Logo, a sua conservação é de extrema importância para
  todos os seres vivos. Veja, a seguir,
  algumas das funções da biodiversidade, vitais para o meio ambiente, as
  atividades econômicas, sociais e culturais 
  | 
 
Funções ambientais 
A realização de vários processos ecológicos que ocorrem na natureza depende, direta ou indiretamente, dos seres vivos e de suas relações, como por exemplo:
· a cadeia alimentar permite o fluxo de energia e matéria;
· a variabilidade de características genéticas permite a adaptação das formas de vida às mais diversas condições ambientais;
· as formações vegetais (florestas, campos naturais, etc.) desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta;
· as copas e raízes das árvores regulam os fluxos de água e amenizam as diferenças de temperatura entre o solo e a atmosfera, colaborando na manutenção do equilíbrio e da estabilidade necessários para a manutenção da vida no planeta.
A questão sociocultural  
Existem
diversas culturas e povos que mantêm uma relação mais direta com o seu
ambiente, sendo a disponibilidade de recursos naturais um dos principais
fatores que define as características culturais e possibilita a sobrevivência
destes povos. Entre eles estão os indígenas, as comunidades tradicionais, os
quilombolas (descendentes dos escravos trazidos da África) e outras comunidades
locais. As populações indígenas e tradicionais, como os seringueiros e outros
grupos que vivem do extrativismo, desenvolveram formas de manejo que associam a
conservação e a utilização sustentável da biodiversidade
Funções sócio-econômicas 
A
biodiversidade também tem um importante papel econômico, pois a da flora e da
fauna constituem fonte de matéria prima para a obtenção de uma série de
produtos. Assim, temos a madeira das árvores, os frutos, a carne e outros
alimentos, óleos e essências (usados na fabricação de alimentos e cosméticos),
medicamentos, borracha, fibras e uma infinidade de outros bens úteis para o
homem.
Lazer e turismo 
Os ambientes naturais
proporcionam diversas formas de recreação e lazer como uma caminhada por trilhas,
canoagem, rapel e escaladas; a possibilidade de contemplar belas paisagens,
observar animais em vida livre, fazer piqueniques protegidos pela sombra das
árvores são atividades que ajudam a integrar o ser humano e a natureza, e que
estimulam a sociedade a adotar uma conduta de respeito ao meio ambiente e a
reivindicar a proteção de mais áreas em Unidades de Conservação, impedindo a
alteração de suas feições naturais. Ecoturismo: uma forma sustentável de
utilização dos recursos naturais.
Bibliografia
·        
https://www.todamateria.com.br/biodiversidade/  < acessado em 10/09/20>
· https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/biodiversidade/15810-fauna-ameacada-de-extincao.html?=&t=o-que-e <acessado
em 10/09/2020
·        
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/fauna-flora.htm <acessado
em 10/09/20>
·        
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/#:~:text=Quais%20as%20principais%20amea%C3%A7as%20%C3%A0,vegetais%20e%20animais%20%C3%A0%20extin%C3%A7%C3%A3o. (acesso em
14/09/2020)
· https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/05-setembro-dia-amazonia.htm#:~:text=O%20Dia%20da%20Amaz%C3%B4nia%20%C3%A9,%2C%20em%201850%2C%20por%20D. (acesso em
13/09/2020)
·        
https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/(acesso
em 13/09/2020)
·        
https://www.infoescola.com/biologia/ameacas-a-biodiversidade/ (acesso em 14/09/2020)
·        
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/causas-perda-biodiversidade.htm (acesso
em 14/09/2020)
·        
https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-global/impactos.html (acesso
em 14/09/2020)
·        
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-biodiversidade.htm#resp-5(acesso em 14/09/2020)
============================================================================
ATIVIDADES
- Faça o seguinte
cabeçalho antes de responder às perguntas:
*ATIVIDADE:  Biodiversidade
*Data de
envio: 16/09/2020
*Disciplinas:
Ciências, História e Geografia
-
Faça letra legível.  Lembre-se da
organização e capricho. 
- Responda
todas as questões no caderno de atividades.
  Para as questões de
múltipla escolha, coloque o número da questão e copie a alternativa
  que você considerar correta
de acordo com o que se pede.
Bom 
trabalho!!!
1) De
acordo com o texto e os seus conhecimentos, escreva o conceito de:
(a) biodiversidade   (b) ecossistema    (c) bioma
2) Pesquise
o que é SUSTENTABILIDADE.
3) Sobre a biodiversidade é correto
afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um
determinado local, visto que a reprodução 
    ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um
determinado local, não incluindo a 
    fauna, pois essa não é
um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma
perda para a biodiversidade em 
    âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de
vida na natureza, incluindo as
    espécies animais, vegetais e os
micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural
não altera a cadeia alimentar, pois 
    outros animais poderão ocupar a sua função.
4) Determinados
locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a
 alternativa que indica as regiões com maior
diversidade de fauna e flora.
a)
Florestas tropicais
b) Oceanos
c) Desertos
d) Zonas
polares
e) Floresta
temperada
5) Preservar a biodiversidade
constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios
    no
nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se
desenvolverem e muitas delas
    podem desaparecer do mundo em poucas décadas,
se a poluição e o desmatamento 
    indiscriminado  tiverem continuidade.
b)
regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável
por problemas
    alimentares e pelo aumento de pragas, pela
ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do
    mundo.
c) apenas
para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente
suas
   florestas, por terem desenvolvido seu setor
industrial há muito tempo.
d) apenas
para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou 
    semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do
Brasil, que dependem do pouco que resta de seus
    ecossistemas.
e) apenas
para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de
   organismos vivos como fonte original dos
princípios ativos.
6) Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:
a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15%
de todas as espécies conhecidas
    no mundo.
b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que
contribui para a redução da biodiversidade
    nacional.
c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios,
aves, répteis, entre outros organismos 
    podem ser encontrados no
território brasileiro.
d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade,
visto que ela ocorre de forma
    sustentável, ou seja, não agride o meio
ambiente.
e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.










Comentários