Atividade Interdisciplinar 10 de História, Ciências e Geografia - Profs. Marli Oliveira, Alexandre Damasceno, Fátima de Oliveira, Adriana Costa, Daniela Lima, Renato de Paula

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade interdisciplinar de História, Ciências e 

Geografia elaborada pelos profs. Marli Oliveira, Alexandre 

Damasceno, Fátima de Oliveira, Adriana Costa, Daniela Lima e 

Renato de Paula.

Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 

8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Biodiversidade Brasileira




Caros alunos, esperamos que vocês estejam bem, com saúde e disposição para fazerem as atividades e, em breve, queremos o retorno das mesmas, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, na última semana.

Como na semana passada falamos sobre a Independência do Brasil, hoje iremos abordar uma das maiores riquezas do nosso país, a Biodiversidade.

Você sabe o que é biodiversidade?



  Biodiversidade pode ser definida de várias formas:

·         É a variedade de espécies de todos os seres vivos, existentes em nosso planeta, bem como o papel desses seres na natureza;
 ·         Significa a variedade (ou diversidade) de vida e engloba a riqueza das espécies e dos seus genes, e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente;
 ·         Mas, a definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção** sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade significa:

 

 

"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".

 

Atualmente, a biodiversidade pode ser entendida em três níveis e, todos os níveis são importantes para a sobrevivência das espécies, incluindo a espécie humana.

  • Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.
  • Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.
  • Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.
Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

 

A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta. A quantidade de espécies da fauna e flora do Brasil impressionam. Vejam os números abaixo.









BIOMAS BRASILEIROS

Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. No Brasil podemos verificar a existência de 6 biomas: os Pampas, o Pantanal, a Caatinga, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado (veja o mapa abaixo)

 Grande parte da biodiversidade brasileira é encontrada na Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado.

**O ecossistema é definido como sendo o conjunto formado por comunidades bióticas (seres vivos) que habitam e interagem entre si, em determinada região, e pelos fatores abióticos (ex. solo, clima, água, etc.) que exercem influência sobre essas comunidades.


Biomas brasileiros

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/)

A Amazônia é a região do planeta com maior biodiversidade. Apesar disso, crê-se que muitas espécies ainda não são conhecidas. Acredita-se que a Amazônia possua quase 60% de todas as formas de vida do planeta. Porém, apenas 30% delas são conhecidas pela ciência. Os insetos constituem a maior parte dos animais da Amazônia.

Grande parte das espécies encontradas na região amazônica são endêmicas, ou seja, só ocorrem lá.


A Mata Atlântica é uma floresta tropical rica em espécies. Estima-se que até 8% das espécies do planeta habitem essa área.

Ao mesmo tempo, com a intensa destruição é também considerada como um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Ainda assim, a região abriga mais de 20 mil espécies de plantas. Existem ainda, 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

O Cerrado é um dos locais com maior biodiversidade do planeta. Acredita-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Apresenta, ainda, muitas espécies endêmicas. Alguns estudos sugerem que a região do Cerrado abrigue cerca de 5% da fauna mundial.


Importância da biodiversidade

 

   Valorização da fauna e flora brasileiras




 




A biodiversidade possui valor ecológico, social, genético, econômico, científico, educacional, cultural e recreativo. Logo, a sua conservação é de extrema importância para todos os seres vivos.

Veja, a seguir, algumas das funções da biodiversidade, vitais para o meio ambiente, as atividades econômicas, sociais e culturais

 

 


Funções ambientais

A realização de vários processos ecológicos que ocorrem na natureza depende, direta ou indiretamente, dos seres vivos e de suas relações, como por exemplo:

·         a cadeia alimentar permite o fluxo de energia e matéria;

·         a variabilidade de características genéticas permite a adaptação das formas de vida às mais diversas condições ambientais;

·         as formações vegetais (florestas, campos naturais, etc.) desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta;

·         as copas e raízes das árvores regulam os fluxos de água e amenizam as diferenças de temperatura entre o solo e a atmosfera, colaborando na manutenção do equilíbrio e da estabilidade necessários para a manutenção da vida no planeta. 


A questão sociocultural  

Existem diversas culturas e povos que mantêm uma relação mais direta com o seu ambiente, sendo a disponibilidade de recursos naturais um dos principais fatores que define as características culturais e possibilita a sobrevivência destes povos. Entre eles estão os indígenas, as comunidades tradicionais, os quilombolas (descendentes dos escravos trazidos da África) e outras comunidades locais. As populações indígenas e tradicionais, como os seringueiros e outros grupos que vivem do extrativismo, desenvolveram formas de manejo que associam a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade

 

Funções sócio-econômicas

A biodiversidade também tem um importante papel econômico, pois a da flora e da fauna constituem fonte de matéria prima para a obtenção de uma série de produtos. Assim, temos a madeira das árvores, os frutos, a carne e outros alimentos, óleos e essências (usados na fabricação de alimentos e cosméticos), medicamentos, borracha, fibras e uma infinidade de outros bens úteis para o homem.

 

Lazer e turismo

Os ambientes naturais proporcionam diversas formas de recreação e lazer como uma caminhada por trilhas, canoagem, rapel e escaladas; a possibilidade de contemplar belas paisagens, observar animais em vida livre, fazer piqueniques protegidos pela sombra das árvores são atividades que ajudam a integrar o ser humano e a natureza, e que estimulam a sociedade a adotar uma conduta de respeito ao meio ambiente e a reivindicar a proteção de mais áreas em Unidades de Conservação, impedindo a alteração de suas feições naturais. Ecoturismo: uma forma sustentável de utilização dos recursos naturais.






 Bibliografia

·         https://www.todamateria.com.br/biodiversidade/  < acessado em 10/09/20>

· https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/biodiversidade/15810-fauna-ameacada-de-extincao.html?=&t=o-que-e <acessado em 10/09/2020

·         https://escolakids.uol.com.br/ciencias/fauna-flora.htm <acessado em 10/09/20>

·         https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/#:~:text=Quais%20as%20principais%20amea%C3%A7as%20%C3%A0,vegetais%20e%20animais%20%C3%A0%20extin%C3%A7%C3%A3o. (acesso em 14/09/2020)

· https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/05-setembro-dia-amazonia.htm#:~:text=O%20Dia%20da%20Amaz%C3%B4nia%20%C3%A9,%2C%20em%201850%2C%20por%20D. (acesso em 13/09/2020)

·         https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/(acesso em 13/09/2020)

·         https://www.infoescola.com/biologia/ameacas-a-biodiversidade/ (acesso em 14/09/2020)

·         https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/causas-perda-biodiversidade.htm (acesso em 14/09/2020)

·         https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-global/impactos.html (acesso em 14/09/2020)

·         https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-biodiversidade.htm#resp-5(acesso em 14/09/2020)

  

============================================================================

ATIVIDADES

- Faça o seguinte cabeçalho antes de responder às perguntas:

*ATIVIDADE:  Biodiversidade

*Data de envio: 16/09/2020

*Disciplinas: Ciências, História e Geografia

 

- Faça letra legível.  Lembre-se da organização e capricho.

- Responda todas as questões no caderno de atividades.

  Para as questões de múltipla escolha, coloque o número da questão e copie a alternativa

  que você considerar correta de acordo com o que se pede.

Bom  trabalho!!!

 

1) De acordo com o texto e os seus conhecimentos, escreva o conceito de:

(a) biodiversidade   (b) ecossistema    (c) bioma

 

2) Pesquise o que é SUSTENTABILIDADE.

 

3) Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:

 

a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução

    ocorre com rapidez.

b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a

    fauna, pois essa não é um organismo vivo.

c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em

    âmbito mundial.

d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as

    espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois

    outros animais poderão ocupar a sua função.

 

4) Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a

 alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.

a) Florestas tropicais

b) Oceanos

c) Desertos

d) Zonas polares

e) Floresta temperada

 

5) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios

    no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas

    podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento

    indiscriminado  tiverem continuidade.

b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas

    alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do

    mundo.

c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas

   florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.

d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou

    semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus

    ecossistemas.

e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de

   organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

 

 

6) Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:

 

a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas

    no mundo.

b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade

    nacional.

c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos

    podem ser encontrados no território brasileiro.

d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma

    sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.

e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.

Comentários

Dri disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Ciências _ 7° ano

Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

Atividade 9 de Inglês - Profs. Adriana e Penha