Atividade 8 de Língua Portuguesa - Profs. Ana Paula, Samuel Calixto, Vanusa Madeira
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Língua Portuguesa
elaborada pelos profs. Ana Paula, Samuel Calixto e Vanusa
Madeira.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 8ºC,
8ºD.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caros alunos,
Hoje selecionamos uma poesia de Oswald de Andrade para vocês analisarem. Antes de ler a poesia, assistam ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o autor:
TEXTO 1
Erro de português
“Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.”
Oswald de Andrade
Questões
1 – Qual o duplo sentido atribuído à palavra português (no título do poema)?
2 – Releia o 3º verso do poema. Como pode ser interpretado o verbo “vestir” nesta poesia?
3 – Leia um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, texto que você provavelmente já conhece e que foi o primeiro documento escrito no Brasil: “Na noite seguinte ventou tanto sueste com chuvaceiros que as naus desviaram-se do rumo, e especialmente a capitaina”.
Em que verso o poeta Oswald de Andrade retoma essa informação da Carta?
4 – De acordo com o poema, o tempo meteorológico determinou a relação de oposição entre o português e o índio. Através de que elementos da natureza se manifesta essa oposição?
5 – Considerando os elementos colonizador (português) e colonizado (índio), que sentido assumem no poema os verbos vestir e despir?
6 – Qual verso do poema sintetiza o ponto de vista do autor sobre a relação português – índio?
AGORA LEIA O TEXTO 2 NO LINK ABAIXO:
7 – Qual a relação entre os textos 1 e 2?
(Atividade adaptada)
Comentários