Atividade 11 de Matemática - Profs. Regina, Anna Paula e Cristiano (6ºs e 7ºs anos)
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Matemática elaborada pelos
profs. Regina, Anna Paula e Cristiano.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá, alunos dos 6ºs e 7ºs anos da EMAT!
Como vão vocês? Esperamos que bem.
Vamos continuar com nosso desafio?
Selecionamos algumas questões das
Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP) para vocês continuarem testando
seus conhecimentos.
Na próxima semana, postaremos as
resoluções das questões para vocês tirarem suas dúvidas.
Não desistam antes de tentar! Bom estudo!
Questões
1. Paulo
quer escrever os números de 1 a 9 nos quadradinhos da figura, sem repetir
nenhum deles, de modo que a soma dos cinco números na horizontal seja 27 e a
soma dos cinco números na vertical seja 22. Que número ele deve escrever no
quadradinho cinza?
A) 3
B) 4
C) 5
D) 6
E) 7
2. Um
cubo foi montado a partir da planificação mostrada na figura. Qual é o produto
dos números das faces desse cubo que têm uma aresta comum com a face de número
1?
A)
120
B) 144
C) 180
D) 200
E) 240
3.
Oito vasos iguais, encaixados, formam uma pilha de 36 𝑐𝑚 de altura, como na figura.
Dezesseis vasos iguais aos primeiros, também encaixados, formam outra pilha de
60 𝑐𝑚 de altura. Qual é a
altura de cada vaso?
A) 15 𝑐𝑚
B) 16 𝑐𝑚
C) 18 𝑐𝑚
D) 20 𝑐𝑚
E) 22 𝑐𝑚
4. Isabel
tem oito saquinhos com 3, 4, 7, 9, 11, 12, 13 e 16 balas, respectivamente. Ela
distribuiu os saquinhos para três crianças, de tal modo que cada uma delas
recebeu a mesma quantidade de balas. Uma das crianças recebeu o saquinho com 4
balas. Dentre os saquinhos que essa criança recebeu, qual continha mais balas?
A) O saquinho com 9 balas.
B) O saquinho com 11 balas.
C) O saquinho com 12 balas.
D) O saquinho com 13 balas.
E) O saquinho com 16 balas.
5. O
retângulo ao lado, que foi recortado de uma folha de papel quadriculado, mede 4
𝑐𝑚 de largura por 5 𝑐𝑚 de altura. Qual é a área da
região cinzenta?
A)
10 𝑐𝑚2
B) 11 𝑐𝑚2
C) 12,5 𝑐𝑚2
D) 13 𝑐𝑚2
E) 14,5 𝑐𝑚2
6. De
quantas maneiras é possível colorir cada um dos círculos da figura com uma das
cores amarelo, azul e vermelho, de modo que dois círculos ligados por um
segmento tenham sempre cores diferentes?
A)
2
B) 3
C) 4
D) 6
E) 9
7. Guilherme começa a escrever os números naturais em figuras triangulares de acordo com o padrão abaixo:
Nomeando as casas de cada um desses triângulos com as letras 𝐴, 𝐵, 𝐶, 𝐷, 𝐸, 𝐹, 𝐺, 𝐻 e 𝐼, como na figura abaixo, ele pode codificar cada número natural por meio do número do triângulo e da letra da casa em que ele aparece.
Por exemplo, o número 5 é codificado por 1𝐸, pois aparece na casa 𝐸 do Triângulo 1. Já o número 26 é
codificado por 3𝐻,
pois aparece na casa 𝐻
do Triângulo 3. Como Guilherme codifica o número 2014?
A) 222𝐸
B) 222𝐺
C) 223𝐻
D) 224𝐸
E) 224𝐺
.
.
.
Gabarito
|
Questão 1 – B |
Questão 5 – A |
|
Questão 2 – E |
Questão 6 – D |
|
Questão 3 – A |
Questão 7 – E |
|
Questão 4 – B |
|


Comentários