Atividade 11 de Matemática - Profs. Regina, Anna Paula e Cristiano (6ºs e 7ºs anos)

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Matemática elaborada pelos 

profs. Regina, Anna Paula e Cristiano. 


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


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Olá, alunos dos 6ºs e 7ºs anos da EMAT!

Como vão vocês? Esperamos que bem.

Vamos continuar com nosso desafio?

Selecionamos algumas questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP) para vocês continuarem testando seus conhecimentos.

 

Na próxima semana, postaremos as resoluções das questões para vocês tirarem suas dúvidas.

 

Não desistam antes de tentar! Bom estudo!

Questões

1. Paulo quer escrever os números de 1 a 9 nos quadradinhos da figura, sem repetir nenhum deles, de modo que a soma dos cinco números na horizontal seja 27 e a soma dos cinco números na vertical seja 22. Que número ele deve escrever no quadradinho cinza?

A) 3  

B) 4

C) 5

D) 6

E) 7


2. Um cubo foi montado a partir da planificação mostrada na figura. Qual é o produto dos números das faces desse cubo que têm uma aresta comum com a face de número 1?



A) 120

B) 144

C) 180

D) 200

E) 240

3. Oito vasos iguais, encaixados, formam uma pilha de 36 𝑐𝑚 de altura, como na figura. Dezesseis vasos iguais aos primeiros, também encaixados, formam outra pilha de 60 𝑐𝑚 de altura. Qual é a altura de cada vaso?



A) 15 𝑐𝑚

B) 16 𝑐𝑚

C) 18 𝑐𝑚

D) 20 𝑐𝑚

E) 22 𝑐𝑚


4. Isabel tem oito saquinhos com 3, 4, 7, 9, 11, 12, 13 e 16 balas, respectivamente. Ela distribuiu os saquinhos para três crianças, de tal modo que cada uma delas recebeu a mesma quantidade de balas. Uma das crianças recebeu o saquinho com 4 balas. Dentre os saquinhos que essa criança recebeu, qual continha mais balas?

A) O saquinho com 9 balas.

B) O saquinho com 11 balas.

C) O saquinho com 12 balas.

D) O saquinho com 13 balas.

E) O saquinho com 16 balas.

 

5. O retângulo ao lado, que foi recortado de uma folha de papel quadriculado, mede 4 𝑐𝑚 de largura por 5 𝑐𝑚 de altura. Qual é a área da região cinzenta?



A) 10 𝑐𝑚2

B) 11 𝑐𝑚2

C) 12,5 𝑐𝑚2

D) 13 𝑐𝑚2

E) 14,5 𝑐𝑚


6. De quantas maneiras é possível colorir cada um dos círculos da figura com uma das cores amarelo, azul e vermelho, de modo que dois círculos ligados por um segmento tenham sempre cores diferentes?



A) 2

B) 3

C) 4

D) 6

E) 9 


7. Guilherme começa a escrever os números naturais em figuras triangulares de acordo com o padrão abaixo:

 




Nomeando as casas de cada um desses triângulos com as letras 𝐴, 𝐵, 𝐶, 𝐷, 𝐸, 𝐹, 𝐺, 𝐻 e 𝐼, como na figura abaixo, ele pode codificar cada número natural por meio do número do triângulo e da letra da casa em que ele aparece. 


Por exemplo, o número 5 é codificado por 1𝐸, pois aparece na casa 𝐸 do Triângulo 1. Já o número 26 é codificado por 3𝐻, pois aparece na casa 𝐻 do Triângulo 3. Como Guilherme codifica o número 2014?

A) 222𝐸

B) 222𝐺

C) 223𝐻

D) 224𝐸

E) 224𝐺

.

.

.

Gabarito

Questão 1 – B

Questão 5 – A

Questão 2 – E

Questão 6 – D 

Questão 3 – A

Questão 7 – E

Questão 4 – B

 

Comentários

Arthur disse…
pra que tanta coisaaaaaaaaa

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