Atividade 6 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Arte elaborada pelas profs.
Verônica Pimenta e Rachel Barbosa.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB,
8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Momento da Arte
# Cor
Professoras: Rachel Barbosa e Verônica Pimenta
Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos
Querida aluna, querido aluno,
Vamos sugerir relembrar um
dos conceitos das
Teorias da cor: teorias que estudam como as cores se misturam para
formar outras, como se relacionam entre si visualmente e como são percebidas
pelas pessoas. Cada cor ou combinação de cores é percebida de um jeito e pode
gerar diferentes sensações nas pessoas. Uma dessas sensações visuais é a temperatura
da cor, que faz com que as cores possam ser chamadas quentes ou frias.
Pense um pouco, como estão as cores para você neste período de
quarentena? A sua paleta de cores está mais para as cores quentes ou as cores
frias?
Logo abaixo, veremos o círculo cromático referente às cores quentes e frias para que você possa se lembrar. Observe-o atentamente.
Ao fim dos anos 1950 para o início dos anos 1960, Hélio Oiticica e
outros artistas criaram um movimento chamado de Neoconcretismo no Brasil. O
movimento pregava a liberdade de experimentação a propor ações que hoje fazem
parte do que hoje é chamado arte contemporânea, como interação com o público e
a obra, novas formas de ocupar o espaço de exposição e o uso de materiais
diferentes e não convencionais.
A artista brasileira Lygia
Pape com Hélio Oiticica e outros artistas da época, também é considerada uma
precursora de propostas artísticas que exploram formas diferentes de relação
com o público, incluindo a sua participação.
Roda dos prazeres, Lygia Pape, 1967
Em Roda dos prazeres, Lygia Pape associou as cores a outros
sentidos, como o paladar e o olfato.
A obra provoca os sentidos do público e também o surpreende. A obra exala diferentes cheiros, das substâncias presentes em cada cor. Ao provar o sabor das cores, o público se surpreende com gostos os mais diversos, alguns agradáveis, outros não. Nem sempre os sabores de uma cor são aqueles que as pessoas normalmente associam a ela.
Atividade 01
Responda no seu caderno de atividades, por favor.
Para você, se as cores tivessem diferentes cheiros e gostos, quais
seriam os cheiros e gostos associados:
a.
cores quentes:
b.
cores frias:
Parangolé
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960.
Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço. Apresenta a fusão de cores, estruturas, danças, palavras, fotografias e músicas. Estandartes, bandeiras, tendas e capas de vestir prendem-se nessas obras, elaboradas por camadas de panos coloridos, que se põem em ação na dança, fundamental para a verdadeira realização da obra: só pelo movimento é que suas estruturas se revelam.
Parangolé, Hélio Oiticica, 1964
Fonte:PARANGOLÉ . In: ENCICLOPÉDIA
Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020.
Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole>. Acesso em:
20 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN:
978-85-7979-060-7
Atividade 02
Inspire-se na obra Parangolé de Hélio Oiticica, aproveite a atividade de movimento e dança da semana passada, escolha entre cores quentes ou frias, envolva-se com panos ou plásticos coloridos, pense em uma pose diferente e tire uma foto no seu celular.
TEXTO ADAPTADO DE: Bozzano, B. Hugo
(et. al). Projeto Janelas da Arte: Arte Ensino Fundamental, 7º Ano. 2ª edição.
São Paulo: Editora IBEP, 2018.
Comentários