Atividade 6 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Arte elaborada pelas profs.


Verônica Pimenta e Rachel Barbosa.


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 


8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Momento da Arte

 

# Cor

Professoras: Rachel Barbosa e Verônica Pimenta

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos

 

Querida aluna, querido aluno,

 

        Vamos sugerir relembrar um dos conceitos das 

 

Teorias da cor: teorias que estudam como as cores se misturam para formar outras, como se relacionam entre si visualmente e como são percebidas pelas pessoas. Cada cor ou combinação de cores é percebida de um jeito e pode gerar diferentes sensações nas pessoas. Uma dessas sensações visuais é a temperatura da cor, que faz com que as cores possam ser chamadas quentes ou frias.

 

Pense um pouco, como estão as cores para você neste período de quarentena? A sua paleta de cores está mais para as cores quentes ou as cores frias? 

 

        Logo abaixo, veremos o círculo cromático referente às cores quentes e  frias para que você possa se lembrar. Observe-o atentamente.

        Ao fim dos anos 1950 para o início dos anos 1960, Hélio Oiticica e outros artistas criaram um movimento chamado de Neoconcretismo no Brasil. O movimento pregava a liberdade de experimentação a propor ações que hoje fazem parte do que hoje é chamado arte contemporânea, como interação com o público e a obra, novas formas de ocupar o espaço de exposição e o uso de materiais diferentes e não convencionais.

 

        A artista brasileira Lygia Pape com Hélio Oiticica e outros artistas da época, também é considerada uma precursora de propostas artísticas que exploram formas diferentes de relação com  o público, incluindo a sua participação.

          Roda dos prazeres, Lygia Pape, 1967

        Em Roda dos prazeres, Lygia Pape associou as cores a outros sentidos, como o paladar e o olfato. 

        A obra provoca os sentidos do público e também o surpreende. A obra exala diferentes cheiros, das substâncias presentes em cada cor. Ao provar o sabor das cores, o público se surpreende com gostos os mais diversos, alguns agradáveis, outros não. Nem sempre os sabores de uma cor são aqueles que as pessoas normalmente associam a ela.


Atividade 01

        Responda no seu caderno de atividades, por favor.

Para você, se as cores tivessem diferentes cheiros e gostos, quais seriam os cheiros e gostos associados:

a.          cores quentes:

b.          cores frias:


Parangolé

Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960.

Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço. Apresenta a fusão de cores, estruturas, danças, palavras, fotografias e músicas. Estandartes, bandeiras, tendas e capas de vestir prendem-se nessas obras, elaboradas por camadas de panos coloridos, que se põem em ação na dança, fundamental para a verdadeira realização da obra: só pelo movimento é que suas estruturas se revelam.

Parangolé, Hélio Oiticica, 1964


Fonte:PARANGOLÉ . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole>. Acesso em: 20 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7


Atividade 02

        Inspire-se na obra Parangolé de Hélio Oiticica, aproveite a atividade de movimento e dança da semana passada, escolha entre cores quentes ou frias, envolva-se com panos ou plásticos coloridos, pense em uma pose diferente e  tire uma foto  no seu celular.






TEXTO ADAPTADO DE: Bozzano, B. Hugo (et. al). Projeto Janelas da Arte: Arte Ensino Fundamental, 7º Ano. 2ª edição. São Paulo: Editora IBEP, 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Ciências _ 7° ano

Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

Atividade 9 de Inglês - Profs. Adriana e Penha