Atividade 3 de Língua Portuguesa - Profs. Ana Paula, Samuel Calixto, Vanusa Madeira

Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Língua Portuguesa 

elaborada pelos profs. Ana Paula, Samuel Calixto e Vanusa 

Madeira. 


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia a letra da música a seguir, copie as perguntas e responda ao que se pede:

 

Paciência


Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

A vida não para

 

Enquanto o tempo

Acelera e pede pressa

Eu me recuso faço hora

Vou na valsa

A vida é tão rara

 

Enquanto todo mundo

Espera a cura do mal

E a loucura finge

Que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência

 

 O mundo vai girando

Cada vez mais veloz

A gente espera do mundo

E o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência

 

Será que é tempo

Que lhe falta pra perceber?

Será que temos esse tempo

Pra perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara

 

Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

Eu sei

A vida é tão rara

A vida não para, não

A vida é tão rara (2x)


(LENINE; FALCÃO, 2006)

Obs.: para ouvir a música acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=js-QvEDBqNM


1) Na sua opinião a música Paciência é pessimista ou otimista? Justifique sua resposta.

 

2) Quais são, na sua opinião, os sentidos possíveis para a expressão “a vida é tão rara”?

 

3) Que relação podemos estabelecer entre a letra da música e o momento de isolamento que estamos vivendo provocado pelo coronavírus?

 

4) Observe este trecho:

“Eu me recuso faço hora/ vou na valsa”.

No trecho destacado, a linguagem figurada foi utilizada. Em sentido literal, o que significa “fazer hora” e “ir na valsa”?

 

5) A terceira estrofe da música se aproxima muito do que estamos vivendo atualmente...

A (   ) porque ninguém aguarda a cura do grande mal: coronavírus;

B (   ) não dá para fazer uma aproximação com o que estamos vivendo, pois o coronavírus veio depois da composição da letra;

C (   ) não podemos afirmar isso porque, na realidade, não sabemos a que mal o autor se refere;

D (   ) aproximação possível é que, muitas pessoas parecem estar loucas achando que o que estamos vivendo é normal quando, de fato, não é.

 

6) O eu lírico da música sugere que “fazer hora” e “ir na valsa” significa resistência crítica ao mundo apressado em que vivemos. Você concorda com ele? Justifique a sua resposta.


Comentários

Anônimo disse…
vcs podiam manerar nas perguntas um pouco minha opiniao
Anônimo disse…
everdade
Unknown disse…
Vdd as perguntas sao muitas nss
Unknown disse…
alguem pode passar as respostas
PedroGames_Kun disse…
Para de pedir respostas e pensa mais
Anônimo disse…
Acredito que pedir aos alunos para copiar perguntas desestimula os estudos, o que é um problema ainda maior quando os pais não podem acompanhá-los 100% do tempo. Para que eles possam progredir e fazer as atividades com ânimo, sugiro que parem de pedi-los para copiar perguntas.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Ciências _ 7° ano

Atividade 7 de Arte - Profs. Verônica Pimenta e Rachel Barbosa

Atividade 9 de Inglês - Profs. Adriana e Penha