Atividade 7 de Educação Física - Profs. Davi Hudson e Ramona
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Educação Física elaborada pelos
profs. Davi Hudson e Ramona.
Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB,
8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
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EDUCAÇÃO
FÍSICA
Professores:
Ramona
e Davi Hudson
Turmas:
6º,
7º, 8º e 9º ano
Através
da atenta leitura ao texto abaixo, e de assistir aos dois vídeos
disponibilizados, responda e pesquise sobre as questões:
Esporte Adaptado – História e importância
01/09/2008
O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, com
atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em
1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais. Para
portadores de deficiências físicas, o esporte adaptado só começou a ser
utilizado após a Segunda Guerra Mundial, para reabilitação
e inserção social dos soldados que voltavam para casa mutilados. Inicialmente,
a intenção era oferecer uma alternativa de tratamento aos indivíduos que
sofreram traumas medulares durante o conflito. Entretanto, em 1944, por meio de
um convite do Governo Britânico, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que escapara da perseguição aos
judeus na Alemanha nazista, inaugurou um centro de traumas medulares dentro do
Hospital de Stoke Mandeville. É neste ponto da história que o desenvolvimento e
fomento do esporte paraolímpico ganharia força.
Em 1948, Guttmann decidiu organizar competições esportivas envolvendo
veteranos da Segunda Guerra Mundial com ferimentos na medula espinhal em Stoke
Mandeville, England. Eram os primeiros jogos para atletas com deficiência
fisíca. No mesmo ano, no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de
Londres, os jogos de Mandeville Stoke foram lançados e a primeira competição
para atletas em cadeira de rodas foi organizada. Participaram 16 atletas
veteranos de guerra, 14 homens e duas mulheres. Quatro anos depois, atletas dos
Países Baixos juntaram-se aos jogos; e assim o evento internacional, hoje
conhecido como Paraolimpíada, nasceu.
Os jogos olímpicos especiais para atletas com deficiência foram
organizados pela primeira vez em Roma em 1960, imediatamente após os Jogos
Olímpicos. Eles são considerados os primeiros jogos Paraolímpicos. Cerca de 400
atletas vindos de 23 países competiram em 8 esportes, 6 deles ainda inclusos no
programa de competição Paraolímpica (tênis de mesa, arco e flecha, basketball,
natação, esgrima e atletismo). Desde então, os Jogos Paraolímpicos são
organizados a cada quatro anos, sempre no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Fruto
do crescimento do esporte adaptado, em 1964, foi criada a Organização Internacional de
Esportes para Deficientes (ISOD).
Outros grupos com deficiência foram incluídos em Toronto, em 1976. No
mesmo ano, os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno aconteceram na Suécia.
Em 1988, os Jogos Paraolímpicos de Verão em Seul marcaram uma mudança
significativa, que permanece até hoje: os jogos Olímpicos e Paraolímpicos foram
realizados no mesmo local.
Desde 1960, foram organizados 11 Jogos Paraolímpicos de Verão e 7 Jogos
Paraolímpicos de Inverno. A 11ª Paraolimpíada de Verão foi realizada com
sucesso em Sydney, Austrália, e a 8ª Paraolimpíada de Inverno foi realizada em
março de 2002, na cidade de Lago Salt, EUA.
Os jogos Paraolímpicos evoluíram e hoje, depois apenas dos Jogos
Olímpicos, são o principal evento esportivo mundial.
O Esporte Adaptado no Brasil surgiu em 1958. Atualmente é administrado
por 6 grandes instituições: A ABDC (Associação Brasileira de Desporto para
Cegos), a ANDE (Associação Nacional de Desporto para Excepcionais), a ABRADECAR
(Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas), a ABDA (Associação Brasileira de
Desportos para Amputados), a ABDEM (Associação Brasileira de
Desportos para Deficientes Mentais) e a CBDS (Confederação Brasileira de
Desportos para Surdos).
O papel do esporte na vida das pessoas com deficiência
O esporte é um veículo para a inclusão da
pessoa com deficiência na sociedade. Nos aspectos físicos e motores, o esporte
melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a
agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. No aspecto social , o esporte
proporciona a oportunidade de sociabilização com pessoas com deficiências ou
não, torna o indivíduo mais independente para a realização de suas
atividades diárias e faz com que a sociedade conheça melhor as potencialidades das pessoas com deficiência. No aspecto psicológico, o esporte
melhora a auto-confiança e a auto-estima destes indivíduos, tornando-as mais
otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
Texto adaptado de: http://www.paue.com.br/esporte-adaptado-historia-e-importancia/
VÍDEOS:
1) Pesquise e responda quais
são as modalidades esportivas existente nas Paraolimpíadas.
2) Dentre os esportes
apresentados nos vídeos, quais vocês consideram possíveis de serem trabalhados
na escola? Justifique.
3) Tanto na nossa escola,
como em outras várias, existem estudantes com as mais diversas deficiências.
Elabore um pequeno texto, argumentando de que forma a escola (estudantes,
professores, funcionários) pode contribuir para que, cada dia mais, esses
alunos sejam mais incluídos?
BOA SEMANA!!!
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