Atividade 7 de Educação Física - Profs. Davi Hudson e Ramona

 Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Educação Física elaborada pelos 

profs. Davi Hudson e Ramona.


Turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºB, 

8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 

Link: https://atividadesemat.blogspot.com/2020/06/dicas-de-estudo.html


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


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EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Professores: Ramona e Davi Hudson

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º ano

 

 

Através da atenta leitura ao texto abaixo, e de assistir aos dois vídeos disponibilizados, responda e pesquise sobre as questões:

 

Esporte Adaptado – História e importância

01/09/2008

        O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, com atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais. Para portadores de deficiências físicas, o esporte adaptado só começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial, para reabilitação e inserção social dos soldados que voltavam para casa mutilados. Inicialmente, a intenção era oferecer uma alternativa de tratamento aos indivíduos que sofreram traumas medulares durante o conflito. Entretanto, em 1944, por meio de um convite do Governo Britânico, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que escapara da perseguição aos judeus na Alemanha nazista, inaugurou um centro de traumas medulares dentro do Hospital de Stoke Mandeville. É neste ponto da história que o desenvolvimento e fomento do esporte paraolímpico ganharia força.

        Em 1948, Guttmann decidiu organizar competições esportivas envolvendo veteranos da Segunda Guerra Mundial com ferimentos na medula espinhal em Stoke Mandeville, England. Eram os primeiros jogos para atletas com deficiência fisíca. No mesmo ano, no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, os jogos de Mandeville Stoke foram lançados e a primeira competição para atletas em cadeira de rodas foi organizada. Participaram 16 atletas veteranos de guerra, 14 homens e duas mulheres. Quatro anos depois, atletas dos Países Baixos juntaram-se aos jogos; e assim o evento internacional, hoje conhecido como Paraolimpíada, nasceu.

     Os jogos olímpicos especiais para atletas com deficiência foram organizados pela primeira vez em Roma em 1960, imediatamente após os Jogos Olímpicos. Eles são considerados os primeiros jogos Paraolímpicos. Cerca de 400 atletas vindos de 23 países competiram em 8 esportes, 6 deles ainda inclusos no programa de competição Paraolímpica (tênis de mesa, arco e flecha, basketball, natação, esgrima e atletismo). Desde então, os Jogos Paraolímpicos são organizados a cada quatro anos, sempre no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Fruto do crescimento do esporte adaptado, em 1964, foi criada a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (ISOD).

    Outros grupos com deficiência foram incluídos em Toronto, em 1976. No mesmo ano, os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno aconteceram na Suécia. Em 1988, os Jogos Paraolímpicos de Verão em Seul marcaram uma mudança significativa, que permanece até hoje: os jogos Olímpicos e Paraolímpicos foram realizados no mesmo local.

    Desde 1960, foram organizados 11 Jogos Paraolímpicos de Verão e 7 Jogos Paraolímpicos de Inverno. A 11ª Paraolimpíada de Verão foi realizada com sucesso em Sydney, Austrália, e a 8ª Paraolimpíada de Inverno foi realizada em março de 2002, na cidade de Lago Salt, EUA.

    Os jogos Paraolímpicos evoluíram e hoje, depois apenas dos Jogos Olímpicos, são o principal evento esportivo mundial.

    O Esporte Adaptado no Brasil surgiu em 1958. Atualmente é administrado por 6 grandes instituições: A ABDC (Associação Brasileira de Desporto para Cegos), a ANDE (Associação Nacional de Desporto para Excepcionais), a ABRADECAR (Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas), a ABDA (Associação Brasileira de Desportos para Amputados), a ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Mentais) e a CBDS (Confederação Brasileira de Desportos para Surdos).

O papel do esporte na vida das pessoas com deficiência

    O esporte é um veículo para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Nos aspectos físicos e motores, o esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. No aspecto social , o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização com pessoas com deficiências ou não, torna o indivíduo mais independente para a realização de suas atividades diárias e faz com que a sociedade conheça melhor as potencialidades das pessoas com deficiência. No aspecto psicológico, o esporte melhora a auto-confiança e a auto-estima destes indivíduos, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.

Texto adaptado de: http://www.paue.com.br/esporte-adaptado-historia-e-importancia/

VÍDEOS:




 

1) Pesquise e responda quais são as modalidades esportivas existente nas Paraolimpíadas.

2)  Dentre os esportes apresentados nos vídeos, quais vocês consideram possíveis de serem trabalhados na escola? Justifique.

3) Tanto na nossa escola, como em outras várias, existem estudantes com as mais diversas deficiências. Elabore um pequeno texto, argumentando de que forma a escola (estudantes, professores, funcionários) pode contribuir para que, cada dia mais, esses alunos sejam mais incluídos?

 

BOA SEMANA!!!

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