Atividade 2 de Matemática - Profs. Sinara, Cristiano e Anna Paula
Bom dia, estudantes EMAT!
Segue abaixo a atividade de Matemática elaborada pelos
profs. Cristiano, Sinara e Anna Paula.
Turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.
Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o
qual falamos na postagem "Dicas de estudo".
BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄
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A Matemática do Coronavírus
Gráfico 1 - Como
retardar o pico da epidemia
Fonte: Max Roser, do Our World in Data.
a) O Gráfico 1 nos mostra duas curvas
diferentes, que podemos fazer uma analogia com duas montanhas. As curvas
possuem tamanhos e proporções diferentes. Quantas vezes a curva mais plana e
mais baixa cabe dentro da curva alta e fina?
b) Descreva com suas palavras, o que você
entende por “achatar a curva”?
2º) Observe o gráfico abaixo e
responda:
Gráfico 2
- Evolução dos casos
de coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil
Fonte: Ministério da Saúde do Brasil.
a) Sobre o que se trata
o gráfico?
b) O que significa os
números que aparecem na linha horizontal? E na linha vertical?
c) Quando ocorre o primeiro caso de coronavírus?
d) Quantos casos de
coronavírus há em 4/3, 11/3 e 17/3? O que aconteceu em relação ao início?
e) Por que você acha que
os casos de coronavírus estão aumentando?
f) De acordo com uma
pesquisa recente, para cada caso conhecido pode haver 5 ou mais infectados
desconhecidos. Levando isso em consideração, qual seria o total de infectados
no dia 4? E no dia 11? E no dia 17?
g) A que conclusão é
possível chegar em relação ao gráfico?
3º) Veja as informações abaixo e responda:
Tabela 1 - Distribuição dos casos de COVID-19 entre os países com maior número de casos (2020)
|
ID |
PAÍSES E TERRITÓRIOS |
CONFIRMADOS |
ÓBITOS |
LETALIDADE |
POPULAÇÃO |
MORTALIDADE POR HABITANTES |
||
|
N |
% |
N |
% |
|||||
|
1 |
Estados Unidos |
960.896 |
33% |
54.265 |
27% |
5,6% |
331.915.000 |
163 |
|
2 |
Espanha |
223.759 |
8% |
22.902 |
11% |
10,2% |
46.711.000 |
490 |
|
3 |
Itália |
195.351 |
7% |
26.384 |
13% |
13,5% |
60.250.000 |
438 |
|
4 |
França |
161.488 |
6% |
22.614 |
11% |
14,0% |
67.443.000 |
335 |
|
5 |
Alemanha |
156.727 |
5% |
5.880 |
3% |
3,8% |
82.678.000 |
71 |
|
6 |
Reino Unido |
148.377 |
5% |
20.319 |
10% |
13,7% |
67.224.000 |
302 |
|
7 |
Turquia |
107.773 |
4% |
2.706 |
1% |
2,5% |
84.339.000 |
32 |
|
8 |
Irã |
90.481 |
3% |
5.710 |
3% |
6,3% |
83.993.000 |
68 |
|
9 |
China |
82.827 |
3% |
4.632 |
2% |
5,6% |
1.401.379.000 |
3 |
|
10 |
Rússia |
80.949 |
3% |
747 |
0,4% |
0,9% |
144.222.000 |
5 |
|
11 |
Brasil |
61.888 |
2% |
4.205 |
2% |
6,8% |
212.559.000 |
20 |
|
|
TOTAL |
2.940.993 |
100% |
203.822 |
100% |
6,9% |
7.754.179.000 |
26 |
a)
A partir da Tabela 1, qual é o país mais
afetado pelo Covid-19 no mundo?
b)
Quais são as taxas de porcentagem (%) de
óbitos e letalidade no Brasil, respectivamente?
Fonte: https://www.facebook.com/groups/266050924405398/about
A Matemática na pandemia de COVID-19
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Comentários
ja nao bastava na escola