Atividade 2 de Matemática - Profs. Sinara, Cristiano e Anna Paula

Bom dia, estudantes EMAT!


Segue abaixo a atividade de Matemática elaborada pelos 

profs. Cristiano, Sinara e Anna Paula.


Turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 9ºA, 9ºB.


Lembre-se: responda no seu caderno de atividades sobre o 

qual falamos na postagem "Dicas de estudo". 


BONS ESTUDOS! 😀😁💖💖😃😄


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A Matemática do Coronavírus

 

 1º) Atualmente estamos diante de uma pandemia que atinge um grande números de pessoas em todo o mundo. O gráfico abaixo, criado por Max Roser, do Our World in Data, estampou capas de diferentes jornais e circulou pelas redes sociais demonstrando como retardar o pico da pandemia, e que para evitar a transmissão é essencial “achatar a curva”.

Gráfico 1 - Como retardar o pico da epidemia

Fonte: Max Roser, do Our World in Data.

 

a)  O Gráfico 1 nos mostra duas curvas diferentes, que podemos fazer uma analogia com duas montanhas. As curvas possuem tamanhos e proporções diferentes. Quantas vezes a curva mais plana e mais baixa cabe dentro da curva alta e fina?

b) Descreva com suas palavras, o que você entende por “achatar a curva”?


2º) Observe o gráfico abaixo e responda:

 

Gráfico 2 -  Evolução dos casos de coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil


 

 

Fonte: Ministério da Saúde do Brasil.

 

a) Sobre o que se trata o gráfico?

b) O que significa os números que aparecem na linha horizontal? E na linha vertical?

c)  Quando ocorre o primeiro caso de coronavírus?

d) Quantos casos de coronavírus há em 4/3, 11/3 e 17/3? O que aconteceu em relação ao início?

e) Por que você acha que os casos de coronavírus estão aumentando?

f) De acordo com uma pesquisa recente, para cada caso conhecido pode haver 5 ou mais infectados desconhecidos. Levando isso em consideração, qual seria o total de infectados no dia 4? E no dia 11? E no dia 17?

g) A que conclusão é possível chegar em relação ao gráfico?


3º) Veja as informações abaixo e responda:



Tabela 1 - Distribuição dos casos de COVID-19 entre os países com maior número de casos (2020)

ID

PAÍSES E TERRITÓRIOS

CONFIRMADOS

ÓBITOS

LETALIDADE

POPULAÇÃO

MORTALIDADE POR HABITANTES

N

%

N

%

1

Estados Unidos

960.896

33%

54.265

27%

5,6%

331.915.000

163

2

Espanha

223.759

8%

22.902

11%

10,2%

46.711.000

490

3

Itália

195.351

7%

26.384

13%

13,5%

60.250.000

438

4

França

161.488

6%

22.614

11%

14,0%

67.443.000

335

5

Alemanha

156.727

5%

5.880

3%

3,8%

82.678.000

71

6

Reino Unido

148.377

5%

20.319

10%

13,7%

67.224.000

302

7

Turquia

107.773

4%

2.706

1%

2,5%

84.339.000

32

8

Irã

90.481

3%

5.710

3%

6,3%

83.993.000

68

9

China

82.827

3%

4.632

2%

5,6%

1.401.379.000

3

10

Rússia

80.949

3%

747

0,4%

0,9%

144.222.000

5

11

Brasil

61.888

2%

4.205

2%

6,8%

212.559.000

20

 

TOTAL

2.940.993

100%

203.822

100%

6,9%

7.754.179.000

26

Fonte: https://www.irrd.org/covid-19/#brasil

 

a)    A partir da Tabela 1, qual é o país mais afetado pelo Covid-19 no mundo?

 

b)    Quais são as taxas de porcentagem (%) de óbitos e letalidade no Brasil, respectivamente?

 

Fonte: https://www.facebook.com/groups/266050924405398/about

 A Matemática na pandemia de COVID-19

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Comentários

Unknown disse…
O gráfico da letra "a" número 1 não tem números, está certo?

Anônimo disse…
isso é matemática meu pai do céu ? 🤡
sem nome num momento disse…
se deus quiser vai continuar assim nqm merece fazer trem dificil n
ja nao bastava na escola

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